Escritório técnico do PFCT da EMGEPRON é inaugurado em Itajaí (SC)

11:04

Próximo de completar um ano de implementação do seu escritório em Itajaí (SC), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) inaugurou, em 27 de julho, mais um espaço no município, agora voltado para a parte técnica do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT).

 
Instalado no interior do Estaleiro Brasil Sul, local que será utilizado como base para a construção das fragatas da Classe “Tamandaré” e onde também funciona um escritório da SPE Águas Azuis, o espaço também será capaz de prover apoio à Marinha do Brasil nos assuntos relacionados ao projeto, assim como servirá de elemento de ligação com a Prefeitura da cidade e a sua empresa de fomento, a Itajaí Participações.
 
O novo espaço facilitará o acompanhamento e a fiscalização da execução do PFCT e será utilizado para alocar o corpo técnico do Programa, além de servir para a realização de reuniões gerenciais, apresentações, debates e arquivo dos documentos e materiais utilizados nas atividades.

O evento de inauguração contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e de membros do Almirantado, além de representantes das empresas envolvidas no projeto e outras autoridades civis e militares, como o Prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni.

Fonte: Marinha do Brasil

PRATICAGEM DE PERNAMBUCO RECEBE MEDALHA AMIGO DA MARINHA

16:00


 A Praticagem de Pernambuco recebeu a Medalha Amigo da Marinha do Comando do 3º Distrito Naval. O diploma foi concedido em 17 de dezembro de 2020, mas a cerimônia de entrega das medalhas aos agraciados não tinha ocorrido ainda devido à pandemia. O prático Luiz Augusto Correia, decano da praticagem, representou a entidade no evento.

A Medalha Amigo da Marinha é destinada a personalidades e instituições que se distinguem pelo relacionamento com a Marinha do Brasil e apoio na disseminação da mentalidade marítima.

Em todo o país, a Praticagem do Brasil mantém estreita parceria com a Marinha, conduzindo seus navios em zonas de praticagem e dando apoio logístico, em reformas de instalações e eventos culturais.

Fonte: CONAPRA

SIMULADORES DA PRATICAGEM DO RIO RECEBERÃO DADOS DO TPN-USP

15:40


A Praticagem do Rio de Janeiro assinou um termo de cooperação com o laboratório Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP). O objetivo é manter atualizado o seu centro de simulações, recém-instalado, por meio da transferência de dados das manobras que forem simuladas no TPN-USP para portos e terminais da Zona de Praticagem 15.

Serão compartilhadas informações técnicas de interesse de manobrabilidade de embarcações e condições ambientais (ondas e correntes) nos casos em que o laboratório for contratado para análise de manobras em área da ZP-15.

O TPN-USP é referência no país em simulações de projetos de administradores ou operadores portuários, armadores, empresas de transporte marítimo e afins. Esses estudos contam sempre com a participação de práticos, tanto na condução das manobras quanto na verificação e aferição dos modelos de simulação.

–  Todos os dados utilizados nas simulações, como dados meteorológicos e de calibração dos navios, serão fornecidos pelo TPN-USP para carregamento nos simuladores da praticagem, possibilitando o treinamento de todos os práticos da ZP e não só daqueles que estiveram na USP – explica o presidente da Praticagem do Rio, Marcello Camarinha.

O centro de simulações da praticagem conta com dois simuladores integrados e uma sala de controle e instrução. Um simulador é do tipo Full Mission. Com visualização do ambiente externo em 240 graus, ele alterna modelos de diversos tipos de navios, com controles para diferentes tipos de propulsão, inclusive azimutal. O outro simulador, integrado ao primeiro, é do tipo Part Task. Com visualização do ambiente externo em 90 graus, ele simula a ação de um rebocador portuário com propulsão azimutal. Essa integração permite ao prático interagir com o comandante do rebocador durante a simulação.

Fonte: CONAPRA

CIAGA realiza “Mercantex 2021”

19:32

     

No ano em que o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemora seus 50 anos, foi realizada, no período de 7 a 13 de julho, a comissão “Mercantex 2021”, entre Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), a bordo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”. Estiveram presentes 196 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do  ano e do  ano escolar.



Na chegada a bordo, os alunos da EFOMM conheceram as capacidades do Navio e receberam instruções sobre segurança. A rotina em viagem contou com diversas atividades relacionadas com a futura carreira, das quais destacam-se o guarnecimento de postos de abandono, a navegação astronômica e em águas restritas, além de simulação de evacuação aeromédica realizada por aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Fonte: CCSM

PRATICAGEM VAI INSTALAR BOIAS PARA PREVER MARÉS NA BARRA NORTE

11:30

A Praticagem do Amapá continua investindo para que navios mais carregados possam atravessar a barra norte do Rio Amazonas – trecho raso e lamoso de 24 milhas náuticas que delimita o calado (parte submersa) das embarcações na Bacia Amazônica. Durante o evento Norte Export, em Belém (PA), o prático Leandro Caiaffa informou que daqui a três meses será instalada a primeira de três boias meteoceanográficas no arco lamoso. Será o pontapé para a implantação de um sistema de calado dinâmico, que indicará o quanto os navios podem transportar sem risco de tocar o fundo.

Com custo de instalação de R$ 3,6 milhões, os equipamentos vão gerar informações mais precisas para a previsão das janelas de maré, fundamentais para uma travessia segura. Caiaffa lembrou que o projeto foi iniciado com um estudo técnico em 2017 e que, na sequência, foi instalado um marégrafo no Canal Grande do Curuá, a 70 milhas da barra norte, cujos dados são compartilhados com a Marinha e a UFRJ, parceira da praticagem na análise das marés.

Soma-se a este trabalho a sondagem regular das profundidades do rio, especialmente no Curuá, já que bancos de areia se movimentam constantemente sob as águas, alterando os canais de navegação. Após o projeto da praticagem, o calado máximo autorizado aumentou de 11,50 metros para 11,90 metros (em fase de testes). Isso representa um ganho de carga de mais de US$ 1 milhão por navio. Na Amazônia, trafegam cerca de 1.300 embarcações por ano.

– A nossa intenção é ter uma previsão praticamente perfeita na barra norte – afirmou Caiaffa.

O prático Adonis dos Santos, também presente no evento, destacou que o conjunto de boias vai trazer mais previsibilidade para o carregamento das embarcações.

O comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Valter Citavicius Filho, disse que a continuidade da ampliação do calado depende do prosseguimento dos estudos das marés, por meio de investimento e sinergia dos interessados, porque a Marinha carece de recursos. Ele explicou que o arco lamoso sofre grande descarga de sedimentos do Rio Amazonas, que tem uma das maiores vazões do mundo.

O diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, complementou dizendo que três componentes tornam a área ainda mais complexa: a maré astronômica, gerada por forças gravitacionais no sistema Terra-Lua-Sol (essa já bem conhecida); a maré meteorológica, influenciada pelos fortes ventos; e o nível do Rio Amazonas, em função do regime de chuvas.

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e diretor da Cargill, Clythio Backx van Buggenhout, ressaltou a parceria da praticagem na otimização da logística, mas revelou que a empresa, que opera um terminal graneleiro em Santarém (PA), contratou duas consultorias para também estudar o problema.

– Redundância é sempre bem-vinda – justificou.

O presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prático Ricardo Falcão, defendeu uma interlocução maior dos setores e a participação do agronegócio na solução dos desafios.

– Não resta dúvida da capacidade técnica da Marinha, da praticagem e de outros brasileiros. Falta todos estarem na mesma mesa, pensando em como cada um pode contribuir com o outro. Já o dono da carga precisa enxergar que os gargalos são pequenos e que investir em parceria com a Marinha trará rentabilidade para o próprio negócio – afirmou Falcão, acrescentando que é possível chegar a um ganho de calado de um metro e meio na barra norte, sem navegar em lama.

De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró- Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, os navios saem com 25% da capacidade ociosa dos portos do Arco Norte, situados acima do paralelo 16. A progressão do calado é essencial para o escoamento da crescente produção do agro. O Mato Grosso, principal produtor, responde por 72 milhões de toneladas de grãos e a estimativa é alcançar 120 milhões em 2030, sendo que dez anos depois 60 milhões serão exportados pelo Arco Norte, segundo Edeon.

Em 2020, o Arco Norte igualou a movimentação de soja e milho com o Porto de Santos, com 31,9% ou 42,3 milhões de toneladas do total embarcado no Brasil, o dobro de 2009, quando foram movimentadas 7,2 milhões de toneladas, de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, disse que a pavimentação da BR-163 até os terminais de transbordo em Miritituba (PA) reduziu em 30% os custos de frete, puxando uma redução no país de 11%. Dos terminais, a produção do agro segue em barcaças pelo Rio Tapajós, com destino a Santarém (PA), Santana (AP) ou Barcarena (PA) para exportação.

– Pela primeira vez foi mais barato exportar do Centro-Oeste para a China do que a partir do Meio-Oeste dos Estados Unidos – assinalou.

Também participaram do Norte Export, edição regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export), o diretor do Conapra, prático João Bosco (ZP-19); o secretário executivo da entidade, Arionor Souza; e os práticos Luiz Omar Pinheiro (ZP-1) e Luiz Marcelo Salgado (ZP-3). No primeiro dia, houve uma visita técnica de ferry-boat de Belém aos terminais de Vila do Conde (PA).

Fonte: Assessoria CONAPRA

Oficiais-Alunos da Escola de Guerra Naval (EGN) visitam Praticagem de São Paulo

15:33

 


O Capitão de Mar e Guerra Marcelo de Oliveira Sá, Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, participou da visita de um grupo de 50 oficiais-alunos e instrutores da Escola de Guerra Naval à sede da Praticagem do Estado de São Paulo nesta terça-feira (19). O grupo foi recebidos pelo Presidente Bruno Tavares e, em seguida, assistiu à apresentação do prático Carlos Alberto de Souza Filho, Diretor de Relações Institucionais, sobre “Praticagem: segurança e eficácia na logística”. Comandante Souza Filho destacou os desafios da profissão, o papel da tecnologia, a segurança como prioridade e a atualização constante e essencial no trabalho da praticagem. Após a palestra, o grupo conheceu as instalações do C3OT (Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego), onde é realizado o controle de tráfego e das operações dos navios em parceria com a Autoridade Portuária.

 Bruno Tavares destacou a importância do encontro: “Essa é a segunda vez que um grupo da EGN visita nossa sede e é sempre um prazer recebê-los. É um grupo seleto, com várias formações. Além da palestra também conheceram nossas instalações e características do nosso trabalho”. Para Souza Filho, foi muito interessante sentir que o grupo prestou muita atenção em tudo que foi dito e travar conhecimento de outra atividade marítima. “Eles constataram que somos um braço amigo da Autoridade Marítima no que tange à segurança da navegação. É motivo de orgulho para nós que a Escola Naval tenha entendido que a primeira visita do ano passado valeu a pena, tanto que repetiu esse ano.”

 O Capitão dos Portos também ressaltou o valor desse aprendizado específico para os alunos da Escola de Guerra Naval: “Muitos oficiais não passam em sua carreira por esse conhecimento e por isso achamos fundamental ampliar essas informações”.

 A EGN é uma instituição de altos estudos militares que visa contribuir par aa capacitação dos oficiais no desempenho de comissões operativas, administrativas e no exercício de cargos de comando, chefia, direção e funções em estado-maior e nos altos escalões da Marinha. O objetivo da visita é monitorar, atualizar e ampliar os conhecimentos dos alunos no que se refere à Defesa Nacional, o Poder Marítimo, à Guerra Naval e à Administração.


Assista as entrevistas, no Canal do Amigos do Mar no Youtube

Visita da Escola de Guerra Naval na Praticagem de SP por Bruno Tavares - pres. da Praticagem de SP

https://youtu.be/ZTQCO8ld6GA

Escola de Guerra Naval visita Praticagem de SP - por Souza Filho - institucional da Praticagem de SP

 https://youtu.be/jLtWFWXf8qY

Escola de Guerra Naval na Praticagem de SP por Marcelo Sá - Capitão dos Portos de SP

https://youtu.be/WJvOAA56-VM

Escola de Guerra Naval visita a Praticagem de SP - comandante Coelho Rangel - EGN

https://youtu.be/DtqWYQhg1qg



Concurso Arquitetônico do Museu Marítimo do Brasil - inscrições até o dia 23 de julho

10:56

O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) e Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil, apresentam o Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura para seleção e indicação da melhor proposta arquitetônica para Museu Marítimo do Brasil, a ser construído no Espaço Cultural da Marinha, localizado na área central da cidade do Rio de Janeiro.



O Museu Marítimo do Brasil vem materializar um antigo desejo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) em criar um museu conceitualmente inovador e um exemplar arquitetônico que expresse a sua importância cultural. E que venha se somar a outros importantes museus e centros culturais existentes no seu entorno.


Entre eles, destacamos o Museu Histórico Nacional, o Centro Cultural do Paço, o Centro Cultural do Banco do Brasil, a Casa França-Brasil, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, situados no seu entorno e acessíveis pela Orla Prefeito Luiz Paulo Conde.

O concurso é destinado a arquitetos e urbanistas habilitados para o exercício da profissão. Para que a edificação possua os mais avançados requisitos técnicos e ambientais será exigida a formação de equipes multidisciplinares sob a coordenação do arquiteto ou arquiteta responsável pela elaboração do projeto. O desafio de apresentar uma solução sofisticada, tanto do ponto de vista tecnológico quanto construtivo e espacial, certamente, aumentará o interesse em participar do concurso.

O Museu Marítimo do Brasil se propõe a estimular o conhecimento sobre a história marítima ligada à formação do país e a percepção do mar e dos rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas na formação da nossa sociedade. A localização na orla da área central do Rio enfatiza a vocação marítima que permeia o caráter de parte expressiva da sociedade brasileira.

Localizado entre a Praça XV e a Praça Mauá, onde existiu, no século XIX, a Doca da Alfândega, o píer do Espaço Cultural da Marinha, sobre o qual o Museu Marítimo será erguido, passou por restaurações estruturais. A edificação que lá existe encontra-se desfigurada devido às obras de recuperação do píer. O local está pronto para receber uma nova construção que agregue valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde o futuro museu será inserido.

Os arquitetos que inscreverem seus projetos no concurso terão que considerar a integração entre o ambiente construído, a natureza e a edificação que irá compor tal cenário. O concurso é o instrumento mais democrático para selecionar projetos de arquitetura e urbanismo para nossas cidades. No ano do centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil, o Departamento do Rio de Janeiro (IAB/RJ) pretende, por meio de mais um concurso, estimular a reflexão sobre o papel da arquitetura e do urbanismo na transformação das cidades.

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Mais informações, acesse a entrevista do Vice Almirante Mathias ao Programa Amigos do Mar:

A importância do Museu Marítimo do Brasil-Vice-Almirante José Carlos Mathias - DPHDM

https://youtu.be/Qe_ZCVvea20

Datas para a participação do Concurso do Museu Marítimo Brasileiro - Vice Almirante Mathias

https://youtu.be/okhslrgHDDM

Quais são as fases do Projeto do Museu Marítimo Brasileiro - Vice Almirante Mathias 

https://youtu.be/WHFiYq9YXbU

Quando o Museu Marítimo do Brasil ficará pronto -Vice-Almirante Mathias - DPHDM

https://youtu.be/PfW-PaXlWIo

Quais os recursos para a construção do Museu Marítimo do Brasil - VA José Carlos Mathias

https://youtu.be/kWsEenZwXr4

Participe do concurso do Museu Marítimo do Brasil por Vice Almirante Mathias - DPHDM

https://youtu.be/XOs6cq9XdZk 78 anos da DPHDM por Vice Almirante Mathias - Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha

https://youtu.be/QHWUb7_s0_Y