IX Seminário de Manejo Integrado - Serviços ecossistêmicos e valoração ambiental: potencialidades e limites no suporte à tomada de decisão

04:00

ObjetivoRefletir sobre os serviços ecossistêmicos e as técnicas de valoração ambiental quanto suas potencialidades e limites no suporte à tomada de decisão. Para tanto, serão realizadas apresentações para nivelamento conceitual sobre o tema seguidas de uma discussão focada nas potencialidades e limites dessa abordagem junto ao Ministério Público Estadual, visando definir recomendações.
Justificativa: Incentivar a participação e envolvimento da graduação e da pós-graduação nos debates sobre os serviços ecossistêmicos e valoração ambiental e suas potencialidades e limites no suporte à tomada de decisão. O Brasil é o país com a maior biocapacidade no mundo, normalmente citado como a ‘capital global do capital natural’. A biodiversidade desempenha um papel chave na economia do país, que conta com seu capital natural para a produção de bens derivados da biodiversidade e dos recursos genéticos neles contidos. A biodiversidade brasileira também tem um papel determinante na estabilização do clima, na purificação do ar e da água, na preservação da fertilidade do solo e na manutenção de seu ciclo de nutrientes e no fornecimento de benefícios culturais e estéticos no ambiente marinho. Para lidar com o capital natural são necessários profissionais capacitados para oferecer os subsídios à tomada de decisão, abrindo um caminho importante para atuação de profissionais ligados às ciências do mar. Ao mesmo tempo, espera-se que os tomadores de decisão, especificamente o Ministério Público, entendam as possibilidades de aplicação, considerando o perfil profissional necessário para dar os subsídios, bem como as limitações dos métodos empregados.
Local: Auditório “Prof. Dr. Plinio Soares Moreira”, Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Universidade de São Paulo.
Data: 29 de maio de 2015
Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online.
Público-alvo: Docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais, ONGs e população em geral.

You Might Also Like

0 comentários