PRATICAGEM DE SÃO PAULO ATINGE 100% EM PONTUALIDADE E EFICIÊNCIA, DIZ PESQUISA

09:50

A opinião é unânime: a Praticagem de São Paulo obteve 100% de satisfação na pontualidade e eficiência, conforme revela pesquisa realizada entre comandantes de navios que veem a Santos, Capitania dos Portos e pessoal de terra do porto (agências de navegação). Para 90,91% dos entrevistados, a empresa atende plenamente suas necessidades, enquanto 9,09 entendem que são atendidos em suas necessidades.


Claudio Paulino - presidente da Praticagem de São Paulo
Outro item importante medido é a confiabilidade e faltou muito pouco (0,14%) para atingir a unanimidade. Dos entrevistados, 94,04% entendem que a Praticagem atende plenamente suas necessidades e 5,42 que atende suas necessidades. “São marcas importantes e que dão a real dimensão do serviço prestado pela Praticagem nos portos de Santos e São Sebastião”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Claudio Paulino.
Para ele, é o resultado do esforço constante no aperfeiçoamento da atividade, com grandes investimentos em tecnologia e capacitação profissional. “O  Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) é um dos mais modernos do mundo e fornece informações em tempo real que conferem maior segurança e eficiência nas manobras e foi um investimento próprio, realizado sem qualquer participação do governo”.
Por outro lado, há um constante aprimoramento profissional e os práticos fazem treinamento em Port Revel em que situações de risco e novos desafios – como o aumento das dimensões e as novas tecnologias dos navios – são estudadas e vencidas na prática. “Isso significa que os práticos da região estão sempre adiantados no tempo, permitindo maior eficácia na medida em que estão sempre se preparando para as mudanças que o setor de navegação implementa”, disse Claudio Paulino.
O presidente da Praticagem avalia também os outros resultados da pesquisa. “De um modo geral, o índice de satisfação atinge quase 100% em todos os itens, com margem muito pequena de insatisfação”. Isso, em sua opinião, deve conduzir os esforços da Praticagem no sentido de manter os índices e melhorar os que podem ser melhorados.

PESQUISA – Essa pesquisa de satisfação é realizada anualmente e atende os requisitos de avaliação do Iso 9001, certificado pioneiro nas Américas obtido pela Praticagem de São Paulo. Durante os meses de maio e junho e um questionário é entregue aos comandantes de navios que operam no porto e às autoridades marítimas e portuárias, agentes marítimos e operadores portuários. Cerca de 200 comandantes de navios responderam a consulta deste ano.
Na avaliação geral dos serviços prestados, 84,94% dos entrevistados consideram que a Praticagem atendem plenamente suas necessidades, 13,9% atende suas necessidades, 1,02 atende parcialmente e 0,14 atende algumas de suas necessidades. Outro item pesquisado foi a eficácia no atendimento, compreendendo presteza, agilidade e eficiência nas consultas. Enquanto 76,32% são de opinião de que a Praticagem atende plenamente suas necessidades, 18,42% informam que atende as necessidades e 5,26% revelam que atende parcialmente.

You Might Also Like

0 comentários