Lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira em Brasília

15:41

Nesta terça-feira (28), haverá o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira, às 19h30, no Clube Naval de Brasília.
A Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira é uma iniciativa que tem por objetivo discutir e propor políticas públicas para alavancar todo o Setor Marítimo nacional e, consequentemente, promover o desenvolvimento do Poder Marítimo e Naval do Brasil.
Pelo fato do Poder Marítimo englobar o vital Poder Naval, traduzido como a força militar do país nas suas águas de jurisdição, a Lei complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, estabelece que cabe à Marinha do Brasil (MB).
Dentre outras atribuições subsidiárias particulares, a orientação e o controle da Marinha Mercante, e pela especificidade dessas atribuições, designa o Comandante da Marinha como Autoridade Marítima.
O Brasil é um país de vocação marítima, ou seja, 95% do comércio exterior brasileiro se concretiza pelo mar. O Volume de recursos envolvidos nesse mercado atinge cifras muito relevantes, correspondendo a 95% do petróleo e 80% do gás natural produzidos em Águas Jurisdicionais Brasileiras.
Tais riquezas contribuem para materializar o desenvolvimento do Poder Marítimo, que é definido como a “projeção do Poder Nacional, resultante da integração dos recursos de que dispõe a Nação para a utilização do mar e das águas interiores, quer como instrumento de ação política e militar, quer como fator de desenvolvimento econômico e social”.
  • Fonte||: Centro de Comunicação Social da Marinha

You Might Also Like

1 comentários

  1. O ponta-pé inicial, tem que ser dado... Certamente.Queremos de fato, apreciar a nossa Bandeira Brasileira, e dizer com todo orgulho: "Ordem e Progresso" estão chegando para todos os Brasileiros.

    ResponderExcluir