Sinal verde para grandes graneleiros no Rio Amazonas
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Simulações no Tanque de Provas Numérico da USP com a praticagem e as autoridades Marítima e Portuária indicam a possibilidade de entrada de navios New Panamax no porto de Santana e em dois terminais privados que serão construídos no município, no Amapá.
Hoje, atracam no porto embarcações da classe Handysize, de até 203 metros de comprimento e 32 metros de boca (largura), com cinco porões. Um New Panamax tem 240 metros de comprimento e 40 metros de boca, com sete porões. Essa é a geração do Panamax que atravessa o canal mais novo do Panamá, que encurta a viagem para a China e favorece a exportação do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro.
– Operamos durante décadas com 55 mil toneladas de carga em um navio. Agora, estamos falando em chegar a 80 mil toneladas, quase 50% a mais. Isso é eficiência, sem que se perca em segurança da navegação e proteção do meio ambiente na Amazônia – ressaltou o presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Ricardo Falcão, prático na região.
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