Práticos de São Paulo recebem dia 7 de abril, em cerimônia virtual, o mais importante prêmio da comunidade marítima internacional

16:23

 

Dia 7 de abril, às 9 horasDurante a solenidade  transmitida pelo Youtube Premiere ( www.youtube.com/imohq), será exibido um vídeo com o agradecimento dos homenageados.

 
 Os práticos Marcio Santos Teixeira e Fábio Rodrigues Alves de Abreu vão receber o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar nesta quarta-feira, 7 de abril, em cerimônia virtual. Foi um feito e tanto. Durante quase seis horas os práticos Marcio Santos Teixeira e Fábio Rodrigues Alves de Abreu enfrentaram no dia 28 de abril de 2019 uma tempestade com rajadas de mais de 130 km/hora (70 nós), ondas de 1,5 a 2 metros, chuva constante, muita tensão e um enorme desafio pela frente: no meio desse caos fundear em segurança dois petroleiros carregados e atrelados um ao outro por cabos de aço. O prêmio, anunciado no dia 10 de setembro de 2020, foi recebido com muito entusiasmo na Praticagem de São Paulo.
 

Esses navios estavam à deriva no Canal de São Sebastião, levados pela força das correntes marítimas e rumando perigosamente para Ilhabela, colocando em risco seus moradores e o meio ambiente. E se não bastante todo o estresse dos comandantes dos dois navios e da tripulação, eles ainda tiveram que interromper a delicada operação para retirar um tripulante em estado crítico e mandá-lo para a terra para tentar um atendimento rápido no hospital.

 

Para superarem essas condições adversas do tempo e do mar, eles usaram de todo conhecimento da região e da experiência, conseguindo concluir a missão. Graças às ações seguras e assertivas, Márcio e Abreu salvaram vidas e evitaram graves danos a estruturas de cais e instalações de petróleo, com a possiblidade de um grande acidente ecológico, com derramamento de óleo.

 

O resultado saiu no dia 10 de setembro de 2020 e foi recebido com muito entusiasmo na Praticagem de São Paulo. Bruno Tavares, Presidente da Praticagem, diz que a premiação é motivo de orgulho: “Com esse reconhecimento, a comunidade internacional destaca a importância de nossa atividade como essencial para o interesse público na coordenação eficiente do tráfego marítimo e em todo gerenciamento de riscos inerentes à navegação em águas restritas. Nossos práticos enfrentaram condições desafiadoras, mas conseguiram manter a calma e realizar os procedimentos corretos para uma operação inédita na salvaguarda de vidas humanas e proteção do meio ambiente”.

You Might Also Like

0 comentários