Isaquias: “Prefiro ficar na canoagem, é mais sossegado”

19:44


Campeão olímpico no C1 1000 metros da canoagem velocidade, Isaquias Queiroz veio retribuir o apoio da Praticagem do Brasil, uma de suas patrocinadoras. Na quinta-feira (12/8), o atleta conheceu a estação e o simulador de manobras da praticagem no Rio de Janeiro e acompanhou um desembarque de práticos na Baía de Guanabara.

Acompanhado da mulher Laina Guimarães, ele foi recebido pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prático Otavio Fragoso, e pelo presidente e pelo vice da Praticagem do Rio de Janeiro, práticos Marcello Camarinha e Everton Schmidt, respectivamente.

Isaquias pôde simular uma manobra de navio no centro de simulações:

– Deu um pouquinho de enjoo. Estou tonto ainda… (risos) Mas foi uma experiência muito legal ver como é uma simulação de manobra. Pela internet, parecia um jogo, mas a sensação é real, não é fake.

Após a visita, o campeão embarcou em uma lancha de praticagem e assistiu ao desembarque de práticos de um navio porta-contêineres, sem perder seu bom-humor característico:

– Eu prefiro ficar na canoagem, é mais sossegado. (risos) É uma profissão bem perigosa, tem que ter bastante coragem. E olha que o mar não estava tão ruim. Nos dias piores, prefiro nem acompanhar…

Isaquias disse que a parceria com a praticagem abriu uma janela de conhecimento sobre a atividade, inclusive para ele:

– Muitas pessoas não sabem como é o trabalho de um prático. Até eu pensava que o comandante que traz o navio no alto-mar fazia a atracação, quando, na verdade, é uma pessoa especializada. Cada porto tem profundidades e correntes diferentes e exige uma pilotagem própria.

Quando essa parceria começou, ele tinha 55 mil seguidores no Instagram. Hoje, embalado pela conquista, ruma para os 600 mil, indo ao encontro do seu propósito de tornar a canoagem mais conhecida, assim como a praticagem:

– A Olimpíada mostrou que o cidadão brasileiro acabou criando um vínculo melhor com a canoagem. Isso deu mais visibilidade para o meu esporte e para a minha dedicação. Aonde vou todos falam que torceram muito por mim e que foi vibrante a minha vitória.

FONTE: Assessoria Comunicação CONAPRA

Fotos: Gustavo Stephan

You Might Also Like

0 comentários