Praticagem de São Paulo comemora 90 anos da fundação oficial
15:24Chuva, vento, marés altas e outras condições adversas fazem parte dos desafios enfrentados diuturnamente pelos práticos para realizar as manobras dos navios nos portos de Santos e São Sebastião.
A Praticagem de São Paulo, que neste mês de junho celebra 90 anos de fundação oficial, é padrão de referência no Brasil, na América Latina e no mundo. E não por acaso. A região exige expertise dos profissionais, equipamentos de última geração e antecipação dos desafios.
Condições ambientais inesperadas, como um vento acima do limite, também podem ocorrer no meio da manobra, assim como emergências, como um leme travado, falha de máquina ou apagão do navio. Tudo isso acontece em áreas mais restritas à navegação, em meio a prédios nas margens do canal, praias e reservas ambientais.
Com o moderno Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego e monitoramento do tráfego marítimo em tempo real das operações, batimetria e a utilização do sistema Redraft para determinação do calado dinâmico, a Praticagem de São Paulo tem otimizado o canal da navegação com manobras casadas e seguras, contribuindo para alavancar o constante crescimento do Porto de Santos, permitindo que os navios carreguem mais e demorem menos tempo para entrar e sair do complexo.
Trabalho nota 10
Em todos os portos do mundo em que as características e as peculiaridades locais dificultem a livre e segura navegação dos navios, é necessário um profissional especializado que conheça profundamente a geografia local, o comportamento das correntes marítimas, os perigos da navegação (pedras, altos fundos, bancos de areia), as características dos ventos, das correntes de maré.
Em nossa região, a Praticagem de São Paulo representa esse universo, com seus profissionais experientes assessorando os comandantes a conduzir o navio em segurança, o mais longe possível de perigos e obstáculos. A fundação oficial da Praticagem de São Paulo ocorreu no dia 27 de junho de 1933, quando o Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195 constituindo a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos.
Desde que começaram o comércio marítimo e as navegações com navios se deslocando em diferentes lugares, sempre existiu esse profissional. Hoje o prático tem que ser uma pessoa extremamente qualificada, não apenas um técnico nesse conhecimento local, mas nas tecnologias e aumento das dimensões que os navios incorporaram.
O prático vai a bordo para evitar acidentes ou otimizar as consequências dos inevitáveis, que podem provocar a poluição ambiental, mortes, danos ao patrimônio público e privado e fechamento de um porto com muitos prejuízos econômicos. Por isso os práticos estão em treinamento constante, inclusive em centros internacionais, e atualizados com as inovações tecnológicas, além de conhecer o vento, as marés e as correntes da região em que atuam.
Em 6 de novembro de 2015, a Câmara Municipal de Santos prestou homenagem à Praticagem de São Paulo pelos serviços à comunidade, “realizando as manobras com agilidade e grau de excelência comparáveis aos mais modernos e importantes portos do mundo, apesar das conhecidas restrições geográficas do canal de Santos”. E o Dia da Praticagem foi oficializado pelo Decreto Lei 3294 de 2016, da Prefeitura Municipal.
A Praticagem de São Paulo é respeitada internacionalmente pela agilidade no setor marítimo. Em 2020, os práticos Fábio Abreu e Márcio Teixeira receberam o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, reforçando um trabalho que prima 24 horas pela segurança no mar e da comunidade.
Como uma orquestra
Fábio Mello Fontes, Presidente da Praticagem de São Paulo é prático há 54 anos, mas antes disso já atuava no Porto de Santos pela Marinha Mercante. Ele lembra que a Praticagem é universal, existe para proteger as instalações portuárias, o meio ambiente a vida humana e a comunidade: “É uma profissão milenar que exige aperfeiçoamento constante, inclusive das novas tecnologias que os grandes navios vêm incorporando. Costumo comparar o nosso trabalho à regência de uma orquestra de peso, em que é preciso conhecer e administrar os desafios”.
Quando falamos em praticagem hoje, falamos em moderna tecnologia e inovação que alavancam a expertise dos práticos a serviço da segurança dos navios que chegam ao complexo santista, cada vez maiores em dimensões e volume de cargas. O Porto de Santos tem uma média de 34 manobras por dia, sendo que algumas dessas manobras utilizam dois práticos em navios de grandes dimensões.
Manobras casadas
As manobras com navios especiais ou manobras casadas são eventos críticos, em que a pontualidade em cada etapa e as velocidades de execução são fundamentais pela complexidade de coexistirem dois navios gigantes num mesmo espaço restrito, com potencial interação hidrodinâmica envolvida. “Nossa missão é dar toda segurança para as operações, com monitoramento em tempo real, evitando berços de atracação vazios e navios aguardando. Se as condições estão dentro das normas locais, o período de ociosidade dos berços tem sido reduzido”, comenta Fontes.
E novos desafios virão. A Praticagem de São Paulo antecipa o futuro e os práticos foram treinados em grandes centros internacionais de simulação para operar os navios de 366 metros que em breve chegarão ao Porto de Santos.
O presidente da Praticagem também reforça a ligação importante que a Praticagem de São Paulo faz questão de manter com a comunidade da região, seja através de parcerias na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores do Porto, seja com doações para instituições sociais e investimentos para garantir a excelência do trabalho.
Para Fontes, sempre é tempo de celebrar uma atividade essencial, realizada em parceria com toda comunidade marítima da região: “Nós, como todos os santistas, nos orgulhamos de fazer parte dessa engrenagem fantástica que é o Porto de Santos. Temos a maior fronteira do Brasil com o mundo, daqui entram e saem navios de todas as regiões”.
Fonte: Praticagem de São Paulo
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