Cembra: a organização responsável por propor ações concretas para o aproveitamento do mar brasileiro

20:00

 Confira a entrevista com o Coordenador-Executivo do Centro, o Almirante de Esquadra Moura Neto


18/09/2023 - Por CT (T) Bruno Oliveira, 1T (T) Mirella Arruda e 1T (RM2-T) Felipe Lemos - Rio de Janeiro, RJ

Já pensou na importância que o mar tem para o Brasil? A quase totalidade das importações e exportações, vitais para economia do País, é feita pelo mar, 90% do petróleo e 80% do gás natural são retirados do mar, e no litoral temos 17 estados que correspondem a 90% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar disso, o mar brasileiro, também denominado Amazônia Azul, ainda é um desconhecido do cidadão comum e as potencialidades do oceano ainda são pouco exploradas. Mas como mudar essa situação? Quais instituições brasileiras estão preocupadas em fortalecer a mentalidade marítima e a cultura oceânica?

Criado há 14 anos, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) é a organização que faz a integração das instituições que representam o ecossistema do mar. Seu maior objetivo é contribuir para despertar o interesse da sociedade quanto à importância do mar e gerar uma convicção na sociedade que resulte em ações concretas voltadas ao aproveitamento sustentável das potencialidades do mar brasileiro.
 
Nesta entrevista, o Coordenador-Executivo do Cembra, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, ex-Comandante da Marinha do Brasil, explica as principais iniciativas da organização para este ano, como o lançamento do site reformulado da organização, o primeiro site do País dedicado exclusivamente aos conteúdos e às informações do mar brasileiro, em cerimônia virtual que será exibida ao vivo pelo canal do Cembra no Youtube, no dia 19 de setembro, às 10h.
 
Almirante, qual a importância do Cembra para o País?
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro é uma organização sem fins lucrativos, que tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do mar brasileiro, também conhecido, nacionalmente, como Amazônia Azul.
 
O Cembra é regido pela metodologia de Organismos de Vanguarda, desenvolvida pela Petrobras/Coppe [Centros de Excelência] e divulgada pelo Espaço Centros e Redes de Excelência [Ecentex/UFRJ]. O Cembra é constituído por diversas Instituições, sendo seus parceiros fundadores a Marinha do Brasil, a Coppe/UFRJ, a FURG [Universidade Federal do Rio Grande]; seus parceiros estratégicos a Femar [Fundação de Estudos do Mar], UFF [Universidade Federal Fluminense] e a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; além de especialistas e consultores diversos.
 
A mais importante realização do Cembra é o livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”, o BMS21, hoje na sua 3ª edição, e que é uma obra de fôlego, composta de nove partes, contendo 20 capítulos temáticos, dedicados ao oceano, e uma conclusão, em um conjunto de 771 páginas.
 
No site do Cembra, dentre outras informações, é possível o acesso à edição virtual do livro, cujos capítulos são atualizados de três em três anos. Permite, também, acessar o “Informativo Cembra”, publicação digital periódica que divulga assuntos sobre o mar brasileiro, sendo que o próximo InfoCembra, o de nº 14, será expedido a partir de 1º de outubro, para cerca de 3.500 destinatários, e versará sobre o próprio BMS21.
 
Qual a contribuição do livro “O Brasil e o Mar no século XXI” para o desenvolvimento desse ambiente de forma sustentável?
O livro reúne dados e informações extremamente relevantes sobre as atividades brasileiras no mar. É certamente um documento de referência, capaz de despertar o interesse da sociedade brasileira quanto ao valor e às potencialidades do mar brasileiro.
 
Entre os principais assuntos nele discutidos, e que constam das nove partes que já mencionei, estão:  Direito e Segurança no Mar; O Mar, Fonte de Energia e Recursos Minerais;  O Mar, Fonte de Alimentos;  O Mar, Meio de Transporte;  O Mar, Ecologia e Turismo; O Mar, Desenvolvimento Sustentável;  O Mar, Ciência, Tecnologia e Inovação;  e  O Mar, Uma Perspectiva Nacional.
 
Todos esses temas foram cuidadosamente tratados, graças ao trabalho, muito bem feito, de 27 consultores, que revisaram os capítulos do livro, e 28 palestrantes que participaram dos dez webinários promovidos pelo Cembra, visando coletar dados  e informações para a 3ª Edição do BMS21.
 
Um aspecto muito importante é que, no final de cada capítulo, o livro apresenta, aos tomadores de decisão do Brasil, importantes sugestões e indicações da comunidade científica, visando um melhor aproveitamento das potencialidades do mar brasileiro.
 
O livro também se configura em subsídio de muito valor a todos os que se dedicam a estudos relativos ao mar, professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e até aqueles que, por simples curiosidade, se interessam pelos assuntos abordados.
 
Após a última realização do Cembra, que foi o webinário sobre submersíveis, quais serão as próximas iniciativas da organização?
Nos próximos meses, o Cembra organizará as seguintes atividades:
 
Palestras de curta duração - virtuais, a serem proferidas por renomados especialistas, que abordarão temas ligados ao mar brasileiro;
 
1º Concurso de Redação do Cembra, com o tema A Década do Oceano - qual a sua visão sobre “o oceano que queremos?”, destinado a alunos dos ensinos fundamental [6º ao 9º ano], médio e superior, com a finalidade de desenvolver a mentalidade marítima junto a essa importante parcela da sociedade brasileira.
 
Webinário “Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar, com ênfase no desenvolvimento sustentável”;
 
Haverá, ainda, o lançamento do site reformulado do Cembra (www.cembra.org.br), com informações permanentemente atualizadas e com navegação mais amigável;
 
Além de uma nova edição do Informativo Cembra, o InfoCembra 14; e da continuidade do lançamento local, em universidades, da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI: subsídios para o aproveitamento sustentável do Mar Brasileiro”.
 
Por que o desenvolvimento econômico do Brasil está atrelado ao mar? Pode-se dizer que o Brasil é inviável sem o mar?
Creio que sim. O Almirante Paulo Moreira da Silva dizia que “O Brasil não é viável sem o mar”. Nossa história sempre foi vinculada ao mar. Fomos descobertos pelo mar; fomos invadidos pelo mar, por países que cobiçavam nossos recursos; e nossa Independência foi consolidada pelo mar. O Brasil participou, pelo mar, das Campanhas do Período Regencial [Cabanada, Balaiada etc], da Guerra da Tríplice Aliança [2º Reinado], e da 1ª e da 2ª Guerra Mundial.
 
O Brasil possui características geográficas, ambientais e econômicas que tornam inquestionável a sua vocação marítima. Temos uma costa de 8.500 km, uma Zona Econômica Exclusiva de 3,6 milhões de km² que, acrescidos de 2,1 milhões de km2 da extensão da Plataforma Continental além das 200 milhas náuticas, incluindo a Elevação do Rio Grande, totalizam uma área marítima de 5,7 milhões de km². Essa área apresenta um grande potencial de riqueza em termos de biotecnologia marinha e recursos vivos e não vivos, além de exercer importante influência em nosso clima.
 
Além disso, 80% da população brasileira vive a menos de 200 km do litoral, onde também se concentram 90% da capacidade industrial e 85% do consumo de energia elétrica. O Brasil possui, no litoral, 17 estados e suas 16 capitais, que respondem por 90% do PIB nacional.
 
A quase totalidade das importações e exportações, vitais para a nossa economia, são feitas pelo mar – cerca de 95% do comércio exterior acontece por via marítima. Do mar, são extraídos energia e alimentos: 90% do petróleo e 80% do gás natural são produzidos offshore e a nossa produção de pescado gira em torno de um milhão de toneladas por ano, perto do limite de captura sustentável.
 
Apesar de tudo isso, o brasileiro ainda não possui uma mentalidade marítima consistente. Embora, em geral, ele reconheça a importância do oceano, concentra o seu interesse no litoral. De fato, o cidadão comum não compreende a real dimensão dos aspectos econômicos, científicos, ambientais e de soberania do nosso mar.
 
A pretensão do Cembra é contribuir para despertar o interesse da sociedade quanto à importância do mar brasileiro e, mais que isso, é contribuir para gerar uma convicção nessa sociedade, que resulte em ações concretas, voltadas para o aproveitamento das potencialidades desse “Mar que nos pertence”, que é o mar brasileiro.
 
Agência Marinha de Notícias
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/


You Might Also Like

0 comentários