O navio MSC NATASHA XIII, com 366 metros, o maior a entrar no Porto de Santos, é esperado para esta quinta (31), a partir das 11 horas.

18:45

(Foto Felipe Sant’Ana/TCP)

O navio MSC NATASHA XIII, com 366 metros, o maior a entrar no Porto de Santos, é esperado para esta quinta (31), a partir das 11 horas. Ele atracará no espaço do Brasil Terminal Portuário, localizado na margem direita do Porto de Santos, em uma área projetada de 430 mil m², com capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEUs.

Depois de muita expectativa, finalmente um navio 366 vai atracar no Porto de Santos. Dois práticos da Praticagem de São Paulo estarão na manobra do porta-contêineres construído em 2011 e que navega sob bandeira da Libéria. Tem capacidade de 139, 7 mil toneladas, pode transportar até 14.432 TEUs e seu calado atual é de 11,2 metros. Tem comprimento total (LOA) de 366 metros e largura de 48,20.


Treinamento

Já homologados pela Autoridade Portuária de Santos, os navios 366 estão sendo aguardados para acompanhar a evolução do mercado mundial. 

 Além de contar com dois práticos a bordo, as manobras nesses navios sofrem limitações por conta de condições meteorológicas (ventos e correntes), necessitam de constante dragagem de manutenção e do gerenciamento do tráfego para evitar a interferência com outras embarcações. “Não podemos esquecer nenhum detalhe de segurança. Nós dependemos do trabalho de toda comunidade portuária para buscar o aprimoramento e a eficiência durante essa operação”, destaca Tavares, alertando que a praticagem usa o estofo da maré para fazer o movimento dos navios maiores buscando garantir mais segurança nas manobras.


Toda manobra é monitorada no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede, com Sistema de monitoramento de tráfego por AIS; Equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros, batimetria e Redraft, sistema para gerenciar equipamentos de sensoreamento remoto de correntes e ventos, altura das marés, altura e período das ondas.




Fonte: Praticagem de São Paulo - Assessoria

You Might Also Like

0 comentários