Dia da Praticagem de São Paulo

15:26

 


A data foi oficializada pelo Decreto

Lei 3294 de 2016, da Prefeitura Municipal de Santos

 Muitos santistas, quando estão na orla da praia, já se acostumaram com a imagem de navios entrando ou saindo tranquilamente em nosso canal de navegação e a presença do prático subindo uma escadinha de corda, mas poucos sabem que esse movimento é apenas o início de uma manobra:  acesso ao navio. A função do prático começa quando ele sobe a escada lateral e passa à cabine de comando do navio, assessorando o comandante para conduzir a embarcação justamente no trecho mais perigoso de uma viagem: o canal de um porto, em uma navegação em águas restritas, quando qualquer decisão errada ou atrasada pode causar um sério acidente.

 

Para esse trabalho, um grande sistema é acionado com equipamentos de alta tecnologia e informações em tempo real do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), com tecnologia de ponta e operadores qualificados e experientes, para realizar as manobras de embarque e desembarque nos navios com segurança, colaborando para preservação da embarcação, da carga, da tripulação, das pessoas e do meio-ambiente nas imediações das instalações portuárias.

 

E dia 27 de Junho é a data que celebra oficialmente esse trabalho realizado 24 horas por dia, com agilidade e grau de excelência comparáveis aos mais modernos e importantes portos do mundo, apesar das conhecidas restrições geográficas do canal de Santos. Nessa data, em 1933, o Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195, constituindo uma entidade com o objetivo de reunir grupos e indivíduos que prestavam serviços de praticagem no porto santista. Surgia assim a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos, que passou a funcionar a partir do dia 2 de novembro daquele mesmo ano.

 

Para Fábio Mello Fontes, Presidente da Praticagem de São Paulo, é fundamental realizar com dedicação esse trabalho e ao lado de toda a equipe contribuir para o País e para a região. “Nossa atividade é essencial para o Porto de Santos e nos sentimos realizados ao reconhecer o acolhimento da comunidade. O olhar do prático é sempre de muito respeito para a comunidade, seja através de parcerias na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores do Porto, seja com doações para instituições e investimentos para garantir a excelência do trabalho”.

 

Meio ambiente

 

Além de acompanhar as novidades tecnológicas e implantar equipamentos de ponta, a Praticagem de São Paulo faz questão de servir de exemplo quando o tema é o meio ambiente. Foi a primeira das Américas a obter o Certificado ISO 9000, pela excelência dos serviços prestados, e a primeira a implantar o VGP, Programa de Gestão Ambiental do Instituto Via Green, contribuindo no combate às mudanças climáticas, com ótimos resultados e economia crescente de água, energia e emissão de CO2.

 

O vice-presidente, Bruno Tavares, reforça: “A empresa vem reduzindo os impactos ambientais negativos no setor de logística e transporte, por meio do monitoramento do consumo de água e energia, da geração de efluentes líquidos e resíduos sólidos e das emissões de poluentes atmosféricos”.

 

Entre as boas práticas adotadas por orientação do VGP, está a substituição por modelos eletrônicos dos motores das lanchas que fazem a transferência dos práticos para os navios. Até agora cinco lanchas estão com motores eletrônicos e o processo alcançará todas as embarcações da frota. Uma novidade para 2025 será a concretização da parceria com a WEG, para construção de uma pequena embarcação, totalmente elétrica.

 

Os números revelam o retorno do programa iniciado em 2021: foram captados até agora 3667m³ de água da chuva, com a economia de R$106.515,62; a energia fotovoltaica no estaleiro, com 52 painéis, e 104 na sede, iniciada em janeiro, representou uma economia de eletricidade de R$79.009,88. Outra boa notícia foi a chegada de um separador de água e óleo e nova calha para ajudar a recolher o óleo por contra da lavagem do tanque das lanchas.

 

 

Desafios

Com duas escalas dos grandes navios de 366 metros no Porto de Santos, continua sendo um grande desafio atingir maiores profundidades para que os mesmos possam atracar com mais flexibilidade de horários, como reconhece Fontes:  “O porto sofreu evolução, os terminais se modernizaram, mas a geografia do porto é a mesma. Isso nos obriga a um jogo de xadrez para coordenar as posições de entrada, cruzamentos e saídas para otimizar e agilizar o resultado. O aprofundamento do canal é urgente e necessário para otimizar as operações”.

 

O presidente acredita que com investimentos e trabalho sério é possível chegar aos 17 metros. “É preciso garantia de previsibilidade e segurança jurídica, em termos de ter uma empresa contratada, para operar na plenitude. Nós vamos continuar nos antecipando aos desafios e procurando fazer o melhor. Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho por parte de comandantes de navios, de autoridades e da própria população”.

 

You Might Also Like

0 comentários