Poli USP abre inscrição para aluno especial de mestrado e doutorado

12:15

As vagas estão disponíveis nas disciplinas do 3º período do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (Foto: Poli/USP)
Agência FAPESP – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) abriu inscrições para alunos especiais – matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com o Programa –  nas disciplinas do 3º período do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. O período letivo é de 12 de setembro a 14 de dezembro.
As aulas na linha de pesquisa de petróleo são ministradas no campus de Santos, e as de mineração no campus Butantã, em São Paulo. O programa conta atualmente com 39 disciplinas ativas e cadastradas, ministradas regularmente em intervalos anual, bienal e trienal. Para ingresso como aluno regular, os interessados deverão participar do processo seletivo, que será divulgado por meio de edital.
Interessados devem realizar a inscrição nos dias 22 e 23 de agosto na secretaria do Departamento, em São Paulo, à av. Prof. Mello Moraes, 2.372, Butantã, ou em Santos, à praça Coronel Narciso de Andrade, s/n, Vila Matias.
No ato de inscrição os candidatos devem apresentar os formulários solicitados.  
Mais informações podem ser encontradas no site do Departamento
A lista de disciplinas oferecidas no 3º período de 2016 e outras informações estão disponíveis em www.pmi.poli.usp.br/?page_id=258.

Desmatamento será divulgado em tempo real

04:00

Jorge Cardoso/MMA

Determinação do ministro Sarney Filho, anunciada no (30/06), vale para os dados relativos à Amazônia e ao Cerrado.



LUCAS TOLENTINO
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, determinou que os dados relativos ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado sejam disponibilizados em tempo real. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (30/06), em Brasília, no Debate sobre os Quatro Anos do Código Florestal, na Frente Parlamentar Ambientalista. Sarney Filho defendeu, ainda, a transparência da gestão e anunciou que agilizará a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
A previsão é que, dentro de três meses, os índices de desmate comecem a ser divulgados instantaneamente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Não tem sentido a demora em divulgar esses dados que são feitos em tempo real”, declarou Sarney Filho. Segundo ele, a disponibilização das informações baseadas em imagens de satélite é fundamental para as políticas de combate ao corte ilegal de vegetação. 
Com a medida, o cerco ao desmatamento se fechará, também, no segundo maior bioma da América do Sul. “Esse é o ano do cerrado”, destacou o ministro. “Tão logo entrem (os dados de) desmatamento no cerrado, eles já vão ser divulgados em tempo real também”, explicou Sarney Filho. O objetivo, de acordo com ele, é permitir que a sociedade civil organizada tenha cada vez mais participação nesse controle. 
ANTECIPAÇÃO
A intenção de Sarney Filho é acelerar o processo de cadastramento ambiental dos imóveis rurais em todo o território brasileiro. Pela legislação, os proprietários dos terrenos têm até 31 de dezembro de 2017 para fazer a inscrição na base de dados do governo. O ministro, no entanto, pretende concluir o processo antes disso. “Vamos tentar antecipar para ver se, em menos de 10 meses, conseguimos concluir o CAR”.
Para o ministro, a participação da sociedade civil e de todas as instâncias de governo é essencial para o andamento das políticas ambientais do país. “Não vamos admitir a prorrogação (do Cadastro Ambiental Rural)”, garantiu Sarney Filho. “A gestão socioambiental é feita com transparência e parceria e, dentro dessas duas vertentes, não vamos deixar que qualquer retrocesso corroa nossos avanços”, acrescentou Sarney Filho. 
SAIBA MAIS
Em nível nacional, a área inserida no CAR cresceu quase 51 milhões de hectares em maio e alcança, hoje, 90% da área estimada para cadastramento. Instituído pelo novo Código Florestal, Lei nº 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) contém informações georreferenciadas sobre áreas dedicadas à manutenção de vegetação nativa e sobre as áreas produtivas do imóvel. O cadastro é autodeclaratório e deve ser feito por todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais do país.
FONTE:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227
LUCAS TOLENTINO

Jorge Cardoso/MMA

MODERNIDADE E TECNOLOGIA

21:30


A Praticagem de São Paulo recebeu nesta segunda-feira, dia 11,

a visita de membros da Procuradoria Especial da Marinha.



O Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, Diretor da Procuradoria, destacou ao final do encontro: "Cumprimento a direção e o colegiado de práticos de Santos que mantêm uma tradição secular desse serviço no porto de maior importância do país. Ao podermos visitar a Praticagem de Santos, neste moderno prédio, com o C3OT, estado da arte de modernas tecnologias de controle de tráfego de navios, nos orgulhamos pelo estágio alcançado". A procuradora Capitão-Tenente Paula Bastos concluiu que "as demonstrações sobre os serviços efetuados pela Praticagem serão de grande valia para os Procuradores da Procuradoria Especial da Marinha".
Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Praticagem, Claudio Paulino, pelo presidente do Sindicato dos Práticos, Carlos Eloy, e por vários Práticos e colaboradores. A comitiva foi integrada também pelas procuradoras Primeiro-Tenente Daniella Schumacker e Primeiro-Tenente Diana Cortez.

Fonte: Mar Aberto

Atuação da Praticagem na Amazônia foi tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

14:57

A importância do setor, as características da profissão e o trabalho desenvolvido pelos práticos na Amazônia foi tema de palestra do presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Gustavo Martins.


Responsável por garantir a segurança da navegação no acesso aos portos em todo o mundo, a Praticagem, atividade essencial e privada, foi tema de sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no dia, 12 de julho, às 12h, no Plenário Ruy Araújo. A sessão foi marcada a partir da aprovação do Requerimento nº 1281/16, de autoria do deputado Sabá Reis (PR). O tema do evento foi “Praticagem do Brasil e sua atuação na Amazônia Legal”.

 O diretor-presidente do Conselho Nacional da Praticagem (Conapra), Gustavo Martins, e representantes da praticagem da região amazônica fizeram palestras durante a sessão, abordando as atividades desempenhadas pelos práticos, profissionais que contribuem para a movimentação do comércio exterior, importação e exportação, de todo o país.
De acordo com Martins, a presença do prático dentro dos navios de grande porte é substancial para garantir maior eficiência e segurança à navegação. Com formação náutica de excelência, o profissional tem como principal característica o conhecimento técnico da navegação em águas restritas, tais como: variações das correntes, ventos, marés e profundidades.
“Os práticos são profissionais habilitados pela Marinha que assessoram os comandantes na entrada e saída dos portos. Eles compõem a lista de profissionais que garantem o cumprimento da Lei 9.537/1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências”, afirmou.
O Brasil conta com 22 Zonas de Praticagem (ZP) e a região amazônica responde por três delas. Em Manaus, as empresas PROA e Manaus Pilots atuam no limite da ZP 02 – que compõe a rota de Itacoatiara (AM) a Tabatinga (AM) –, contando com toda a infraestrutura necessária de apoio aos serviços de Praticagem, como serviços de comunicação e coordenação de tráfego marítimo. A terceira ZP da região amazônica fica em Belém.
O diretor-presidente do Conapra comenta que a atividade é essencial à segurança, porque reduz muito a possibilidade de acidentes, que podem custar a vida de pessoas, provocar danos ao meio ambiente, aos próprios navios e instalações portuárias e, ainda, prejuízos de milhões de dólares em cargas.
Martins exemplifica que, no início de julho, a atuação de um prático foi fundamental para evitar um desastre ambiental marítimo na Baía de Guanabara, já que um navio carregado de gás apresentou uma falha técnica que fez com que o leme da embarcação travasse, impedindo qualquer manobra. O prático havia embarcado com a tarefa de conduzi-lo para as proximidades do terminal de Gás Natural da Petrobras (GNL). Se não fosse sua habilidade técnica, a colisão com o forte de Santa Cruz seria iminente e causaria grande explosão.
Segundo a Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Armadores (International Group of P&I Clubs, em inglês) o índice de acidentes com práticos a bordo no Brasil é de apenas 0,002% (dois milésimos por cento), similar ao dos Estados Unidos, mesmo com as gritantes diferenças de recursos e de infraestrutura.

“A Praticagem brasileira é parte da solução do Brasil. É parte daquilo que faz os portos brasileiros funcionarem além de suas capacidades”, pontuou Gustavo Martins.
FONTE;/em  /por 

ReDraft - Praticagem de São Paulo investe permanentemente em tecnologia para obter dados precisos que garantam as manobras com o maior índice possível de segurança.

11:12


A Praticagem de São Paulo começa a utilizar a partir desta terça feira, 28 de junho, um sistema inédito que avaliará, on line,  com precisão, se navios com calado maior do que 12,5m tem condições seguras de trafegar pelo Canal do Porto de Santos a cada momento.

Trata-se do Redraft (calado em tempo real)


Desenvolvido especificamente para a Praticagem de São Paulo com o objetivo de aumentar a segurança nas manobras e otimizar o aproveitamento das “janelas de maré”, nesta época em que navios com dimensões gigantescas frequentam o Porto, cuja condições geográficas permanecem praticamente inalteradas há décadas. 
Medida dos Navios - Até o ano 2000, a maior parte dos navios que operavam no cais santista apresentava arqueação entre 10 e 20 mil toneladas, com no máximo 200 metros de comprimento e 25 metros de largura. Dezesseis anos depois, a arqueação com mais de 50 mil toneladas já ultrapassa as três mil embarcações e o comprimento dos navios praticamente dobrou, atingindo 336 metros.
Desenvolvida em parceria entre a empresa Argonáutica e a Universidade de São Paulo (USP) com exclusividade para a Praticagem de São Paulo, essa tecnologia é pioneira no Brasil. Aparentemente, é muito simples: o operador do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) tem à sua disposição no sistema da pauta de serviços as informações necessárias à manobra de qualquer navio confirmado. Para aqueles navios de calados maiores do que 12,5m, o operador pode acessar um link com um software que, a partir de informações sobre as dimensões do navio (calado, comprimento, boca e deslocamento) e informações dos dados climáticos e oceanográficos extraídos dos marégrafos, ondógrafo e anemômetros, aponta qual será a folga mínima entre o fundo do navio e o fundo do mar e em que ponto da trajetória do navio pelo canal essa folga ocorrerá.

.Com isso, utiliza-se o conceito de calado dinâmico, obtido a partir do navio em movimento, considerando as suas características físicas, os efeitos hidrodinâmicos e a influência de correntes de maré, dos ventos e das ondas que sobre o navio incidem.
Toda embarcação navegando pelo canal tem uma significativa tendência de afundar e adquirir trim (movimento rotacional da proa para cima ou para baixo, de acordo com as características de cada navio). Essa tendência é decorrente da diferença de pressão entre o fundo e a quilha (parte mais baixa do navio), provocando sucção do casco em direção ao fundo, com redução da lâmina d’água sob a quilha. Além disso, sob efeito do vento e das ondas, o navio poderá afundar a sua proa ou popa e também adquirir movimentos laterais. Esse recurso é muito importante, porque aponta, antes mesmo da confirmação da manobra, se há risco de um toque do navio no fundo ou até mesmo de um encalhe, possibilitando uma tomada de decisão mais precisa quanto ao horário seguro para o início da manobra.

                                                  SISTEMA INÉDITO NO MUNDO

Por trás dessa operação simples, está a inédita tecnologia desenvolvida pela empresa Argonáutica em conjunto com Tanque  de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN –USP). “É o primeiro projeto desse tipo desenvolvido e instalado no Brasil e também no mundo”, comenta o coordenador do TPN-USP, professor Eduardo Tannuri, salientando que com o emprego do Redraft haverá grande aumento na eficiência e segurança nas manobras. O objetivo do projeto é avaliar as condições ambientais do Canal de Santos em tempo real e verificar antecipadamente os riscos que a embarcação corre ao deixar ou chegar ao porto naquele momento. “O sistema determina qual é o maior calado possível para transitar de forma segura, ou seja, sem risco de o navio tocar o fundo ou perder a sua manobrabilidade”.

Segundo o presidente da Praticagem de São Paulo, Claudio Paulino, aumentou a preocupação com o constante crescimento das dimensões dos navios, ao mesmo tempo em que as condições geográficas do porto continuam as mesmas. “Não se trata de simples aumento do calado dos navios, mas o crescimento de todas as dimensões, como comprimento, largura e altura. A massa deslocada é cada vez maior, sofrendo influência mais acentuada de fatores como ventos e ondas”.
Para se adequar a essa nova realidade e manter o nível de segurança na navegação, a Praticagem de São Paulo investe permanentemente em tecnologia para obter dados precisos que garantam as manobras com o maior índice possível de segurança. O Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) foi o ponto de partida desse processo que coloco a Praticagem de São Paulo entre as mais modernas do mundo.

                                              CENTRO DE OPERAÇÕES

Câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o Porto, equipamentos meteorológicos e oceanográficos de última geração para a medição de altura e período das ondas, direção e intensidade das correntes marinhas e do vento, variação da altura de maré e visibilidade garantem o monitoramento, em tempo real, de todo o canal navegável do porto santista, nos seus 20 quilômetros e 67 terminais e berços de atracação.

Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e uma delas faz o monitoramento constante da área, informando o C3OT por rádio sobre qualquer anomalia, como por exemplo, determinado navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos no local de atracação.
Além dos modernos sistemas de dados meteorológicos e oceanográficos, o  C3OT conta agora com o novo software Redraft,  pioneiro no País.
Claudio Paulino -
Presidente da Praticagem de São Paulo
“Toda essa tecnologia vem otimizar o trabalho do prático, que passa a ser feito com mais precisão”, observa Claudio Paulino, salientando que  a Praticagem de Santos investe não apenas em tecnologia, mas também em treinamentos de atualização dos práticos. São feitos periodicamente cursos em instituições como Port Revel, na França, onde é possível a simulação de manobras em réplicas em escala de grandes navios, num programa de qualificação em que o profissional passa por situações inesperadas e tem de tomar a decisão certa para evitar um acidente ou minimizar seus efeitos.

“As mudanças na navegação estão sendo muito rápidas em termos de dimensões dos navios e precisamos estar preparados para continuar mantendo a segurança nas manobras. Nessa nova realidade, o prático é um profissional cada vez mais imprescindível à manobra dos navios e, com o suporte tecnológico disponível, vai continuar garantindo a segurança da navegação em áreas de risco, como os canais portuários” concluiu Claudio Paulino.


O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

21:10

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) foi criado em 27 de setembro de 1993, através do Decreto Estadual nº 37.537. O PEMLS é o primeiro parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho.

O PEMLS tem sede e administração próprias, sendo subordinada ao Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 Em termos geográficos, o PEMLS pertence ao município de Santos e, conforme pode ser verificado na Carta Náutica nº 1711, está localizado a 164º e 16,8 milhas náuticas de seu ponto de referência náutica continental, o Farol da Ilha da Moela.







A Laje de Santos é o topo de uma montanha de granito, submersa na maior parte, localizada a 22 milhas náuticas da costa, aberto a visitação pública, desde de que cumpridas as devidas regras do PEMLS. Está na rota migratória das raias mantas gigante do litoral brasileiro, recebendo a visita sazonal desses gigantes marinhos nos meses de outono e inverno.

O Instituto Laje Viva visa à produção do conhecimento científico sobre as espécies da fauna marinha incidentes no litoral paulista, em especial aquelas que se encontrem ameaçadas de extinção, buscando na pesquisa de campo as informações que servirão para pautar suas atuações junto a todos os públicos, sempre tendo a preservação como objetivo final.

Os projetos de natureza científica e os artigos científicos internacionais já publicados podem ser consultados abaixo.

Além da produção científica, o Instituto Laje Viva tem produzido também belíssimos materiais destinados ao grande público. Aqui estão elencados os mais importantes já realizados e em andamento.

Fonte: http://www.lajeviva.org.br/


Raia Manta: Seu cérebro é o maior entre todos os peixes, proporcionalmente ao seu tamanho

20:36

A espécie Manta birostris, vedete dos mergulhadores da Laje de Santos, conhecida como raia-jamanta ou apenas raia manta gigante, é a de maior tamanho entre as raias e foi descrita em 1792


É um dos maiores peixes do mundo, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas;
As manchas e pintas no seu ventre são únicas, como impressões digitais, servindo para diferenciar um indivíduo do outro.  As mais raras são as de coloração toda negra (melanísticas) e as com pigmentação escassa (leucísticas);
Possui de três a quatro mil micro dentículos, embora se alimente do plâncton e pequenos peixes  filtrados da coluna d’água;
Apesar de impressionar com suas dimensões e velocidade, não possui ferrões, espinhos ou outras formas de defesa além de seu gigantesco tamanho;
São animais de vida longa, podendo viver mais de 20 anos;
Seu cérebro é o maior entre todos os peixes, proporcionalmente ao seu tamanho;
Desloca-se por grandes distâncias nos oceanos e realiza mergulhos a profundidades superiores a mil metros e com água a temperaturas próximas a três graus Celsius;
São animais placentários, dando à luz apenas um filhote por gestação, que dura aproximadamente 12 meses;
Normalmente o intervalo entre gestações é de dois anos, o que faz com que uma fêmea seja capaz de gerar apenas 4 ou 5 filhotes em toda a sua vida;
Está classificada como “VULNERÁVEL” na lista vermelha da IUCN de espécies ameaçadas, em razão de sua lenta capacidade reprodutiva, pesca excessiva e captura acidental por redes de emalhe e espinhéis;
Em 2009 foi comprovada a existência de uma segunda espécie de raia manta, Manta alfredi, que antes era considerada uma única espécie junto com a Manta birostris. Uma provável terceira espécie de raia manta incidente no Atlântico Norte (ainda sob a denominação de Manta birostris) está em vias de ser descrita por biólogos;
A grandiosidade do seu tamanho pode ser comparada à sua docilidade. Costuma interagir pacificamente com seres humanos, encantando desde os mergulhadores iniciantes até os mais experientes com e beleza de suas gentis e sofisticadas manobras pelos oceanos.
Fonte: http://www.mantasdobrasil.org.br