Diretoria de Portos e Costas sedia Seminário de Incidente de Poluição por Óleo

21:34

Representante do International Tanker Owners Pollution Federation
palestra na Diretoria de Portos e Costas
Durante os dias 29, 30 e 31 de outubro, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) sediou o Seminário de Incidente de Poluição por Óleo nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. As atividades foram conduzidas pela International Tanker Owners Pollution Federation (ITOPF), uma das principais consultorias internacionais para resposta a poluição por óleo.
Na ocasião, foram realizadas palestras e feitas simulações em que os participantes deveriam tomar decisões sobre as melhores técnicas de emprego de recursos materiais e humanos para enfrentar um cenário de derramamento de óleo. Foi realizado também treinamento com o Comitê de Suporte do Plano Nacional de Contingência (PNC), composto por representantes de diversos órgãos e instituições do Governo Federal.
O PNC existe para fixar responsabilidades, estabelecer a estrutura organizacional e definir diretrizes, procedimentos e ações com o objetivo de permitir a atuação coordenada de órgãos da administração pública e entidades públicas e privadas. Ele é ativado em acidentes de descargas de óleo consideradas de significância nacional.
Além da DPC, a Marinha do Brasil ainda esteve representada por militares do Comando de Operações Navais e da Diretoria-Geral de Navegação. Também participaram do Seminário diversas Instituições Governamentais, como o Ministério do Meio Ambiente, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, IBAMA, Agência Nacional do Petróleo, Secretaria da Receita Federal, Instituto Estadual do Meio Ambiente e Petrobras.
Participantes do Seminário durante exercício proposto pelo ITOPF

fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários