Conapra presenteia Comando do Ciaga com obra de Carlos Kirovsky

14:38



O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) presenteou o Comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), da Marinha do Brasil, com uma pintura do artista Carlos Kirovsky. A obra é uma reprodução de uma histórica foto da Praticagem do Pará que está afixada na sala da Presidência do Conapra. Nela, o Prático Miguel Ferreira Salgado embarca para uma faina de Praticagem no navio Liverpool, da extinta Booth Line, no antigo ponto de espera de Prático de Salinópolis. O registro é de 1942.

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, entregou o quadro ao Comandante do Ciaga, Almirante Viamonte.

Natural do Rio de Janeiro, Carlos Kirovsky já pintou mais de 200 quadros com a temática naval. Sua arte está em museus, gabinetes da Marinha e já foi reproduzida até em selo dos Correios. Publicitário, ele passou a se dedicar integralmente à pintura em 2001, mas a primeira exposição foi em 1990.

– Sempre gostei do mar e de velejar. O mar é um elemento já comum em minha mente, assim como as embarcações – diz o pintor, de 59 anos.

A Praticagem do Brasil mantém uma estreita relação com o Centro de Instrução, contribuindo com a modernização de salas de aprendizado, projetos de incentivo ao esporte e à mentalidade marítima. Referência na formação de Oficiais em Náutica e Máquinas, o Ciaga também abriga a parte presencial do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), realizado pelo Conapra por delegação da Autoridade Marítima.

Fonte: Conapra

You Might Also Like

0 comentários