Ícone da Marinha Mercante Brasileira, Comandante Alvaro lança livro com patrocínio do Conapra

11:11


 Foram 47 anos no mar, sendo 36 desses no comando de 14 navios, totalizando a marca de 3.710.000 milhas e mais de oito mil dias navegando. Agora, esta rica história está materializada no livro “O mar como destino”, lançado, na última sexta-feira (29/11), no Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro, com patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem.

Nascido em Belém do Pará em 13 de dezembro de 1928, Dia do Marinheiro, o autor – Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior – disse que a obra é apenas um diário de bordo. Mas, percorrendo as suas páginas, percebe-se que é muito mais que isso, como enalteceu o Presidente do Conselho de Administração da Petrobras e Ex-Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira, que assina o prefácio.

Ele destacou três aspectos importantes que a leitura revela: a história de sacrifício do autor para chegar aonde chegou; a vida de marinheiro nos últimos 50 anos; e a evolução da Marinha Mercante Brasileira.

– Este livro serve de alguma maneira de orientação para o futuro, aonde a gente quer chegar, o que precisa ser feito, o que não pode ser repetido etc. Tudo de certa forma está indiretamente presente.

O Presidente do Tribunal Marítimo, Almirante Lima Filho, lembrou que o Comandante Alvaro iniciou suas atividades em um navio com propulsão de caldeiras alimentadas por carvão, sendo a sua última embarcação dotada com o quehavia de mais moderno em equipamentos eletrônicos:

– Isso só revela mais qualidades, sua capacidade de resiliência, seu aprendizado constante e sua adaptação às profundas e constantes mudanças tecnológicas.

Lima Filho se recordou ainda das diversas condecorações do autor e da sua composição do hino da Marinha Mercante Brasileira. Comandante Alvaro atualmente ocupa o cargo de Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante.

O evento de lançamento foi prestigiado por diversos membros da comunidade marítima e colegas, inclusive de outros estados. Além dos Almirantes Leal Ferreira e Lima Filho, compuseram a mesa, ao lado do autor, o Comandante de Operações Navais, Almirante Puntel; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante Alipio Jorge; e o Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, que recebeu o agradecimento pelo patrocínio da Praticagem à publicação.

Antes de iniciar a sessão de autógrafos, Comandante Alvaro, muito emocionado, encerrou a cerimônia recitando o poema “O Livro e a América”, de Castro Alves, que ofereceu a todos os amigos presentes.

Fonte: CONAPRA


You Might Also Like

0 comentários