Fórum Brasil Export abre inscrições para maratona de hackathon

15:47

Criativos, inovadores e empreendedores têm até o dia 13 deste mês

para se inscrever na seletiva Norte do Brasil Hack Export 

O Fórum Brasil Export deu largada à maior competição de desenvolvimento tecnológico voltada ao setor da logística e infraestrutura portuária do Brasil. Até o dia 13 deste mês, estão abertas as inscrições para a seletiva Norte do Brasil Hack Export, uma maratona de ideathons que pretende estimular a criação de soluções para os mais importantes modais de cada região do país e oferece prêmios de até US$ 5 mil, visita as principais empresas de tecnologia de Singapura, além de permitir a equipe campeã apresentar o seu projeto à Enterprise Singapore, agência governamental da Ásia que defende o desenvolvimento empresarial em toda a região.


A etapa Norte é a primeira de cinco seletivas regionais que ocorrerão em todo o país. As outras são: Sul, Sudeste, Nordeste,e Centro-Oeste. Cada uma delas reunirá até 60 integrantes divididos em 20 equipes cada. As três equipes vencedores de cada uma dessas seletivas disputarão a grande final. As inscrições podem ser realizadas no site www.brasilhackexport.com.br .


Os hackathons ocorrerão de forma simultânea às regionais do Brasil Export, fórum nacional de logística e infraestrutura portuária. Serão os conselheiros de cada regional do Brasil Export os responsáveis por avaliar os trabalhos. “Para nós é motivo de muita alegria poder expandir os nossos debates permanentes também para oferecer soluções tecnológicas. E os hackathons são ambientes mais do que propícios para isso”, afirma o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, também presidente da Una Marketing de Eventos.

A Zero Treze Innovation Space é a parceira técnica do evento, que ainda conta com coordenação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados).

“Nosso objetivo é o de unir todo o talento de criativos, inovadores e empreendedores à comunidade logística e assim apresentar soluções para cada uma das dores que se apresentam. Estou convicto de que conheceremos grandes projetos que contribuirão muito com o desenvolvimento do setor”,  afirma Marco Riveiros, CEO e Founder da Zero Treze Innovation Space.


Para Angelino Caputo, presidente do Brasil Hack Export e diretor-executivo da ABTRA, as ideias apresentadas podem se reverter em grandes negócios. “É uma grande chance para todos esses talentos terem contato com grandes players da cadeia logística e demonstrar soluções inovadoras. Assim esperamos dar a nossa contribuição para a retomada da economia”, afirma o executivo.

Seletivas

A seletiva Norte terá como tema as hidrovias. As inscrições já podem ser feitas no site www.brasilhackexport.com.br  até o dia 13 de setembro e os selecionados serão conhecidos no dia 18 deste mês. O regulamento prevê inscrições individuais. Cada participante poderá indicar a equipe que pretende integrar. Cada time deve ser formado por um especialista de negócio com experiência no desafio selecionado, um especialista em UI/UX design, e um product owner (PO).


A imersão acontecerá antecedendo os dias da regional do Fórum Brasil Export, de 24 a 28 de setembro. Os três melhores irão para o desafio final e o vencedor da etapa, a ser conhecido no dia 28, leva R$ 1.500 de prêmio.


Confira abaixo as datas e temas de todos os hackathons

Norte Export- tema: hidrovias 

data: de  24 a 28 de setembro

Sul Export - tema: corredores logísticos

data: de 1 a 5 de outubro

Sudeste Export - tema: ferrovias

data: de 15 a 19 de outubro

Nordeste Export - tema: cabotagem

data: de 22 a 26 de outubro

Centro-Oeste Export - tema: rodovias -

data: de 5 a 9 de novembro

Brasil Export (final) - tema: virtualização de cadeias logísticas

data: de 14 a 23 de novembro


Sobre o Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export, programado para outubro, em Brasília, é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade.  Como referência do setor e presença constante no ambiente virtual, mantém articulação política e interlocução com autoridades e representantes das principais entidades. O Fórum engloba vários canais de informação (site,  Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube) multiplicando conteúdos nos principais veículos do Brasil, trazendo oportunidades, experiências, conhecimento e novas perspectivas para acompanhar o momento atual e a retomada da economia.


Sobre a ABTRA

A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) representa as principais empresas administradoras de recintos alfandegados no País, sobretudo nas questões relativas ao despacho aduaneiro e à liberação de cargas de importação e exportação. Também é reconhecida como pioneira no desenvolvimento de sistemas tecnológicos comunitários, em parceria com os órgãos públicos atuantes no setor, contribuindo para aperfeiçoar o controle e acelerar o fluxo logístico do comércio exterior nos portos. Com know-how acumulado ao longo de seus 30 anos de atuação, a ABTRA não mede esforços para consolidar a sua vocação institucional de fomento à inovação tecnológica no setor portuário brasileiro.


Sobre a ZERO TREZE

A ZERO TREZE INNOVATION SPACE é o maior agente privado de Inovação Tecnológica da Baixada Santista, fomentando Universidades e proporcionando oportunidade a empresas de diversos segmentos, com destaque aos terminais portuários, a jornadas de inovação e transformação digital por meio de maratonas tecnológicas “Hackathons”, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial e IOT patrocinados, CTO as a Service em projetos de Inovação e Fabrica de MVP’s. Conectada em uma rede de comunidades, formada por mais de 30.000 profissionais de tecnologia em todo o Brasil e fora também.


Fonte: Brasil Export

You Might Also Like

0 comentários