Marinha realiza Webinar sobre a ZOPACAS

11:18

 

Folder do evento
 
No dia 27 de outubro, a Marinha, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, realizou o Webinar: “A contribuição da ZOPACAS para o Desenvolvimento Econômico e a Segurança Marítima no Atlântico Sul”. O Simpósio virtual teve como propósito fomentar o debate e a cooperação sobre o desenvolvimento econômico dos países-membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) e a segurança marítima no Atlântico Sul.
 
A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e contou com os seguintes palestrantes: Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Alessandro Warley Candeas; Contra-Almirante (Refº) Robert William Higgs da África do Sul, que exerce função na Radiant Africa Holdings; Contra-Almirante (Refº) Prof. Dr. Roberto Pereyra Bordon da Argentina, professor do Colégio Interamericano de Defesa; Contra-Almirante Narciso Fastudo Junior de Angola, que exerce função no Centro Inter-Regional de Coordenação – CIC, em Camarões; e Comandante do Centro Integrado de Segurança Marítima, Capitão de Mar e Guerra Gustavo Calero Garriga Pires do Brasil.

 

Comandante da Marinha e palestrantes
 
Participaram do evento 536 pessoas de 25 diferentes países (África do Sul, Angola, Argentina, Austrália, Bangladesh, Benin, Botsuana, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda, Moçambique, México, Namíbia, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Senegal e Uruguai), entre militares, diplomatas, acadêmicos (professores, mestrandos e doutorandos), pesquisadores, empresários do ramo de consultoria e avaliação de riscos, além de cidadãos interessados no tema.
 
No dia do Webinarforam registradas, em média, 220 conexões simultâneas pela plataforma Zoom, sendo que 690 usuários se conectaram e, até o final do evento, foram contabilizadas 2,6 mil visualizações nos canais do YouTube.

 

Participantes do Webinar reunidos na Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe
 
O evento abordou o contexto oceanopolítico no Atlântico Sul, as riquezas nele produzidas e nas suas costas lindeiras, a importância de se proteger as Linhas de Comunicações Marítimas, de combater os crimes ambientais, a pesca ilegal, a pirataria, o terrorismo, o tráfico de drogas e todos os demais ilícitos que podem ocorrer nos espaços marítimos. Também foram evidenciadas as dificuldades envolvidas para se proteger os mares e enfatizado que, para atingir essa meta, a cooperação é fundamental. A posição do Brasil de valorizar o fórum da ZOPACAS foi ratificada e defendida por todos os palestrantes e assimilada pela significativa audiência, atingindo o objetivo do Webinar.

You Might Also Like

0 comentários