SECIRM participa de encontro com a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro

10:14

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) realizou, ontem (29), encontro com a Frente Parlamentar Mista de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), a fim de debater medidas para o fortalecimento do programa.

 
Frente Parlamentarcriada em 2007 para garantir apoio às pesquisas realizadas por cientistas brasileiros na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), é presidida, atualmente, pelo Deputado José Rocha. Ele salientou que a contribuição do parlamento brasileiro para o levantamento de recursos financeiros viabiliza as pesquisas e a manutenção da presença brasileira na Antártica.
 
O Secretário da CIRM, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, explicou que as pesquisas são um dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. “Uma série de informações e dados importantes do Brasil são coletados na Antártica. Entre eles, a questão do clima. As frentes frias que chegam hoje ao continente são originárias da Antártica. Por exemplo, entender a dinâmica de deslocamento dessas frentes frias permite que possamos nos preparar melhor para eventos extremos, planejar semeadura e colheitas, antever desastres ambientais. Além disso, as pesquisas garantem a permanência do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voz e voto nas decisões sobre o destino do continente gelado”, destacou o Almirante.
Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários