PRATICAGEM LANÇA SIMULADOR DE PADRÃO MUNDIAL EM BRASÍLIA
10:47A Praticagem do Brasil inaugurou, na terça-feira (14/12), em Brasília, um centro de simulações de padrão mundial, que incorpora diversas facilidades de engenharia para avaliação de projetos aquaviários e portuários, além dos recursos para treinamento dos práticos. O espaço oferece o que há de mais moderno em simulador de passadiço para manobras de navios e foi implantado em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional nesse tipo de tecnologia. O evento reuniu práticos de todo o Brasil, autoridades marítimas e portuárias, representantes da indústria do shipping e membros do Executivo e do Legislativo.
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Implantamos este instituto aqui, no Planalto Central, com o
objetivo de aproximar esta importante ferramenta de estudos das autoridades que
decidem sobre os projetos aquaviários e portuários no Brasil. Em especial, a
Marinha do Brasil, o Ministério da Infraestrutura, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e o Congresso Nacional. Essa proximidade trará mais
agilidade e assertividade na avaliação de acessos aquaviários, implantação de
novos terminais e operação com embarcações maiores. Todos
esses estudos para validação de projetos contam com a participação de práticos, em função da nossa
expertise na condução dos navios em áreas restritas
e do conhecimento que temos dessas águas – afirmou o presidente da Praticagem do Brasil,
prático Ricardo Falcão.
O centro de treinamento
e avaliação aquaviária está instalado a poucos minutos da Praça dos Três
Poderes. Além do acompanhamento técnico de projetos pelas entidades reguladoras
das atividades marítimas e portuárias, a localização favorece a vinda para
treinamento de práticos das 21 zonas de praticagem brasileiras.
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Essa iniciativa vai ao encontro daquilo que a Marinha prega: a segurança da
navegação. Ao visitar o simulador, eu vi um equipamento de ponta que será
importante para a reciclagem dos práticos e o aprimoramento de cada manobra
realizada, trazendo agilidade e eficiência nas operações. Isso certamente vai
fazer da nossa praticagem mais segura do que ela já é – disse o diretor geral
de Navegação da Marinha, almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, que
aproveitou para parabenizar os práticos pela resiliência na pandemia.
O
campo de visão do passadiço, de aproximadamente 290 graus, é formado por 14
telas de 65 polegadas, sendo três traseiras. O modelo matemático, o mesmo
adotado no TPN-USP, reproduz fielmente a ação de ondas, ventos, correntes e
marés, além de efeitos hidrodinâmicos que afetam a manobrabilidade das
embarcações. O professor Eduardo Tannuri, responsável técnico pelo projeto,
destacou a parceria de mais de dez anos com Praticagem do Brasil, que já
contribuiu para formar mais de 20 mestres e doutores:
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Adotamos a solução de telas verticais, em linha com os novos simuladores do
mundo. Estamos no estado da arte em ambientação e realismo das manobras. Esse é
mais um passo de muitos outros que virão com o termo de cooperação que assinamos.
As instalações permitem simular com precisão qualquer
tipo de manobra, além de situações específicas que não são possíveis no dia a
dia, pelo risco envolvido. Também podem ser simuladas operações como aumento
no porte de embarcações, novas rotas fluviais e implantação de terminais
marítimos. O espaço vai receber ainda mais um simulador parecido, com mais
inovações, e outro que simula a ação dos rebocadores que auxiliam os práticos
nas manobras. Também está previsto um verdadeiro big data com informações
e imagens em tempo real das praticagens espalhadas em todo o país.
Para o diretor
da Antaq, Adalberto Tokarski, a praticagem, ao prover mais simuladores,
contribui para o treinamento, a segurança da navegação e para que os projetos
no Brasil avancem mais rapidamente:
– Quanto mais instituições sérias possam
oferecer essas ferramentas ganha a sociedade portuária e de navegação.
O
diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, reforçou a
importância das ferramentas de simulação diante da tendência de aumento do
tamanho das embarcações. O Porto de Santos, inclusive, já foi homologado para
receber os contêineros de 366 metros de comprimento:
– Alguns canais de acesso aquaviários no Brasil não são tão
propícios à navegação dessas grandes embarcações. Muitas das manobras
realizadas no canal de Santos, por exemplo, são complexas e precisam ser
simuladas e estudadas para se tornar seguras.
O senador Lucas Barreto
lembrou que o seu estado, o Amapá, poderá receber navios da classe New Panamax,
com 105 mil toneladas de carga, graças a simulações realizadas em 2020 no
TPN-USP. Segundo ele, o trabalho e os investimentos da praticagem são
fundamentais para a preservação da Amazônia:
– Esse equipamento que se inaugura hoje é tão importante
quanto a atuação da praticagem. Com esses navios maiores, mais do que nunca
precisamos dos práticos e da Marinha cuidando do meio ambiente. Um acidente na
foz do Rio Amazonas, por exemplo, seria uma catástrofe ambiental no maior
estuário do mundo.
O deputado federal Doutor
Jaziel (CE) ficou impressionado com o que viu:
– Eu ouvia falar
da praticagem. A gente sabe que existe essa categoria de pessoas que fazem esse
trabalho e levam nossas riquezas para o exterior e para dentro do nosso próprio
país. Mas isso aqui é uma coisa muito grandiosa. Saio com a certeza de que é
muito maior do que eu pensava. A gente não tem esse conhecimento das
entrelinhas da praticagem, mas já posso entender que é algo extremamente
responsável, que se faz com segurança, tecnologia e abnegação. Vejo um
verdadeiro laboratório associado com a melhor universidade do país, que traz
para cá uma maneira de preparar e reciclar pessoas para exercer essa tão nobre
profissão.
O ex-deputado federal
Luiz Carlos Hauly (PR), por sua vez, ressaltou a importância da praticagem ao
longo da história para a economia do país:
– A praticagem é uma
categoria profissional de elite regulamentada há mais de 200 anos. Na medida
que o Brasil cresceu, a atividade sempre esteve presente ajudando na
movimentação das nossas importações e exportações.
De manhã, antes da
cerimônia, o centro de simulações de manobras do Instituto Praticagem do
Brasil ainda foi palco do lançamento dos livros do professor Edson Mesquita,
precursor dos simuladores no Brasil. "A manobrabilidade do navio no século 21” e “Princípios de
hidrodinâmica e a ação das ondas - sobre o movimento do navio” atraíram dezenas
de convidados para a sessão de autógrafos.
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