Novos diretores tomam posse na Amazul

10:38

 


O Conselho de Administração da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) elegeu os novos diretores da empresa, que assinaram o termo de posse nesta segunda-feira, 27 de junho.

O novo diretor-presidente é Newton de Almeida Costa Neto, que sucede Antonio Carlos Soares Guerreiro. Desde julho de 2020, Newton era diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, posição que passa a ser ocupada por Valter Citavicius Filho.

Carlos Alberto Matias assumiu a Diretoria Técnica, sucedendo Francisco Roberto Portella Deiana. O diretor de Administração e Finanças, contra-almirante Sergio Ricardo Machado, permanece no cargo.

A Amazul é uma empresa pública de tecnologia nuclear vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha. Seu objetivo é promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

Antonio Carlos Soares Guerreiro agradeceu o apoio de todos os integrantes da empresa e ressaltou que seu trabalho foi facilitado pela competência dos diretores, assessores e todos os empregados da Amazul. O novo diretor-presidente Newton de Almeida disse que os desafios são grandes, mas conta com a colaboração dos membros do Conselho de Administração, dos diretores e empregados.


Quem são os novos diretores da Amazul

Diretor-presidente: Newton de Almeida Costa Neto

Vice-almirante da reserva da Marinha do Brasil, mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e MBA em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD-UFRJ. Na carreira naval, foi gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura para Construção e Manutenção de Submarinos na Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn), subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no Ministério da Defesa e comandante do 4º Distrito Naval. Foi diretor de Gestão do Conhecimento e  Pessoas da Amazul de julho de 2020 a junho de 2022.

Diretor Técnico: Carlos Alberto Matias

Vice-almirante da reserva da Marinha do Brasil, é mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e MBA em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD-UFRJ. Na carreira naval, foi secretário de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, onde atuou como coordenador do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). Foi comandante do 9º Distrito Naval, comandante da Força Aeronaval, vice-chefe de Assuntos Estratégicos e vice-chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no Ministério da Defesa.

Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas: Valter Citavicius Filho

Vice-almirante da reserva da Marinha do Brasil, graduado e especializado em Mecânica pela Escola Naval e com formação na Escola de Guerra Naval e na Escola Superior de Guerra. Na carreira naval, exerceu diversos cargos: comandante do 4º Distrito Naval, diretor de Ciência e Tecnologia e diretor de Promoção Comercial, ambos do Ministério da Defesa; diretor de Assistência Social da Marinha, diretor do Pessoal Civil da Marinha, chefe de Gabinete do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, oficial de ligação da Marinha do Brasil com a Marinha norte-americana em Norfolk (EUA) e assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.


You Might Also Like

0 comentários