Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza primeira Vistoria de Segurança da Aviação dinâmica no PHM “Atlântico”

17:54

Vistoria de Segurança da Aviação dinâmica e Recepção ao
Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”
 
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), empregando dois helicópteros UH-15, participou, no período de 22 a 25 de agosto, da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) dinâmica e Recepção ao Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”.
 
As aeronaves “Pégasus” N-7201 e N-7202 participaram de uma série de exercícios e manobras da VSA dinâmica, as quais prepararam as tripulações para a chegada do PHM. Entre as manobras destacam-se a qualificação da primeira dupla de aviadores navais em pouso a bordo diurno do “Atlântico” e a manobra de dobragem das pás para pernoite no convoo. Também se destaca a operação de três modelos diferentes de aeronaves: IH-6B, SH-16 e UH-15, e controle de uma UH-12 em voo.
 
Destacamento Aéreo Embarcado

Fonte: Marinha do Brasil

Diretoria de Aeronáutica da Marinha assina Acordo de Compensação de Offset

17:52

Assinatura do Acordo de Compensação
 
Foi concluída, no dia 12 de setembro, a assinatura do Acordo de Compensação (Offset) entre a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) e as empresas Elbit Systems of America (ESA), representada pela M7 Aerospace, e Elbit Systems (ESL).
 
O acordo está vinculado ao Programa de Desenvolvimento do Projeto de Modernização das Aeronaves Carrier Onboard Delivery (COD)/Air-to-Air Refuelling (AAR), que serão capazes de realizar missões de apoio logístico, compreendendo o transporte de material e pessoal; o lançamento de paraquedistas; e, principalmente, o reabastecimento em voo das aeronaves AFI-1B/C, modernizadas na Embraer, contribuindo, junto com o radar 997 (ARTISAN) do PHM “Atlântico”, para a ampliação da capacidade de defesa aérea de uma Força Naval ou de Fuzileiros Navais.
 
O Acordo de Offset do Programa COD/AAR terá como empresa nacional beneficiária a AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre–RS. Engloba também o desenvolvimento de um Treinador Baseado em Computador (Computer Based Training – CBT), a ser utilizado pelo futuro Esqd VEC-1; um Treinador de Aviônica (Avionics Trainer – AVT), a ser utilizado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira; a implantação de um Laboratório de Integração de Sistemas (System Integration Lab – SIL), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia; e a Transferência de Tecnologia para a Produção e Manutenção dos Equipamentos de Aviônica, na AEL Sistemas, equivalendo a uma compensação Comercial, Industrial e Tecnológica para o Setor de Defesa Brasileiro em cerca de U$ 110 milhões.
 

  Painel da Aeronave KC-2 Modernizada

Fonte: Marinha do Brasil
 

Dia Marítimo Mundial 2018 - IMO

20:27

A IMO é um agência especializada da ONU responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios;

 Adotada em 6 de março de 1948, a convenção internacional que instituiu a IMO somente entrou em vigor em 1958, tendo a nova organização se reunido pela primeira vez no ano seguinte. Hoje, congregando 173 estados membros, 65 outras organizações intergovernamentais com as quais mantém acordos de cooperação em assuntos de interesse comum e 77 organizações não governamentais com status consultivo, a IMO é, inegavelmente, a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional, abrangendo, dentre outros aspectos: projeto, construção, aparelhamento, tripulação, operação e reciclagem de navios; requisitos mínimos para capacitação de tripulantes; considerações sobre o embarque de cargas e de produtos perigosos, a fim de garantir que esse setor vital, responsável por mais de 80% do comércio global em volume e mais de 70% em valor, se mantenha seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente do ponto de vista energético.

  O Brasil é membro da IMO desde 1963 e, desde 1967, integra o Conselho, para o qual tem sido sucessivamente reeleito na categoria “B”, que reúne dez dos estados membros com maior interesse no comércio marítimo internacional.

Fonte: Marinha do Brasil
Delegacia da Capitania do Portos em Angra dos Reis

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About IMO 2018 in site da http://www.imo.org



Práticos Argentinos completam - Curso de Atualização para Práticos (ATPR),

17:54

Após a troca de experiência com os amigos angolanos e mexicanos, foi a vez de os colegas argentinos participarem do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), organizado pelo Conapra para todos os Práticos Brasileiros por delegação da Autoridade Marítima.


Claudio Domingo Tubio, presidente da Cámara de Actividades de Practicaje y Pilotaje de la República Argentina (CAPP), e Claudio Nahuel Venturini integraram a turma 08/2018 do ATPR.

Obrigatório a cada cinco anos no Brasil e com certificação da Marinha, o curso tem sua excelência reconhecida mundialmente para superar os desafios da Praticagem e manter o ótimo nível de segurança da navegação. Por isso, vem atraindo cada vez mais o interesse desde a sua apresentação no Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires, pelo Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima.

Um protocolo com a CAPP foi assinado, nesta quinta-feira (6/9), pelo Diretor Financeiro, Prático João Bosco, e prevê a participação no ATPR de dois práticos argentinos por semestre, até 31 de dezembro de 2019, data prevista para o final do terceiro ciclo de atualização.

Entre 2011 e 2014, cinco angolanos cursaram o ATPR. Em julho, foram dois mexicanos, por meio de acordo cooperação técnica semelhante.

– Este acordo é mais uma das ações de aproximação e união das praticagens latino-americanas, com o objetivo de consolidar e valorizar o serviço de Praticagem como ferramenta de segurança da navegação em seus países – afirmou Bosco.

O presidente da CAPP destacou a importância da assinatura não só para a Argentina, mas para toda a América Latina, a partir da troca de conhecimentos e experiências que resultam em maior aprimoramento das praticagens:


– Conhecer e compartilhar nossos problemas e realidades ajudará a servir nossos países da maneira que a população exige, com todo o profissionalismo que empenhamos convencidos de que os práticos, sendo altamente qualificados no controle da segurança, têm o dever e a obrigação de preservar o patrimônio mais valioso, o meio ambiente.

Palavras do presidente da CAPP:

“La importancia de la firma del Protocolo de Cooperación con Conapra se enmarca em la importancia que representa para Argentina, pero también para el resto de America Latina el intercambio de conocimientos y fundamentalmente experiencias que redundaran en un enriquecimiento y mayor profesionalismo de nuestros practicajes. Conocernos y compartir nuestras realidades y problemas, creo, nos ayudará a poder servir a nuestros respectivos países de la forma que nuestras poblaciones requieren con profesionalismo en el cual invertimos convencidos que los prácticos como profesionales altamente calificados en el control de la seguridade tienen el deber y la obligacion para con la comunidad de preservar el patrimônio más valioso, la protección del medioambiente. Felicito el personal de Conapra por el compromisso en el camino para la consecución de tan preciado fin.”

Fonte: Praticagem do Brasil




Delegação do Curso de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra da Colômbia visita a Escola de Guerra Naval

11:01

Integrantes da Delegação da Colômbia e
 o Diretor da Escola de Guerra Naval
 
No dia 3 de setembro, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu uma delegação do Curso de Estado-Maior Conjunto da Escola Superior de Guerra da República da Colômbia (ESDEGUE), composta pelo Brigadeiro-General Fernando León Losada Montoya e oficiais-alunos da instituição. Também integrou a comitiva o Adido Aeronáutico da Colômbia, Coronel Lincoln Marcel Parada Galvis.
 
Inicialmente, os militares assistiram a uma apresentação institucional sobre a Escola de Guerra Naval, que abordou a estrutura e o funcionamento dos cursos de carreira, as atividades desenvolvidas por cada Área de Estudo, a atuação do Centro de Jogos de Guerra e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), destinado a militares e civis. Também foi realizada uma apresentação da ESDEGUE pelo Major Johnny López Giraldo, da Força Aérea Colombiana.
 
Na sequência, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, percorreu com os integrantes da delegação as instalações da EGN.  A visita integrou a programação acadêmica da ESDEGUE, visando à prática Geoestratégica Internacional.
 
Entre os setores visitados, os oficiais da comitiva conheceram
 o Centro de Jogos  de  Guerra
Fonte: Marinha do Brasil

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental inaugura novo espaço do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário em Belém-PA

10:59

Militares do Comando do 4º Distrito Naval e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental no novo espaço
 
No dia 30 de agosto, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) inaugurou as novas instalações do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da CPAOR, em Belém-PA. A obra teve como propósito otimizar o espaço físico do local, utilizando o conceito de arquitetura corporativa, e proporcionar aos militares um ambiente de trabalho mais agradável.
 
O evento contou com a presença do Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Para a obra, a capitania teve o apoio das empresas das Zonas de Praticagem 1 e 3, que estão na jurisdição da CPAOR.
 
Nova instalação da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

Fonte: Marinha do Brasil

ANTAQ promove seminário e lança estudo sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná

16:09

O evento acontece no dia 18 próximo, das 9h às 12h, no auditório da sede da ANTAQ, em Brasília.



A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ irá realizar, em 18 de setembro próximo, das 9h às 12h, no auditório da sua sede, em Brasília, o Seminário sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná. Durante o evento, será lançado o Estudo da Prática Regulatória, Vantagens Competitivas e Oferta e Demanda de Carga entre os Países Signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná.
Elaborado em parceria pela ANTAQ e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o estudo apresenta-se como uma ferramenta para auxiliar os governos dos países signatários do acordo da hidrovia, em especial o brasileiro, a dirimir eventuais assimetrias, notadamente aquelas de caráter regulatório.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de setembro pelo e-mail: cerimonial@antaq.gov.br. Mais informações pelos telefones (61) 2029-6516 / 2029-6520.
Programação do seminário
A partir das 8h30 – Credenciamento
9h – Abertura, com pronunciamento do diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, e exposição inaugural sobre o Estudo pelo diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski
9h30 – Apresentação do Estudo: palestra sobre o Eixo de Infraestrutura do prof. Eduardo Ratton, superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura – ITTI/UFPR, palestra sobre o Eixo Mercado das engªs. Flávia Aline Waydzik e Renata Correa, do Corpo Técnico do ITTI/UFPR, e palestra sobre o Eixo Regulatório do dr. Ruy Zibetti, do Jurídico e Relações Institucionais do ITTI/UFPR
11h30 – Conclusões finais, com palestra do superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, Samuel Cavalcanti
12h – Encerramento, com o pronunciamento do diretor da ANTAQ, Francisval Mendes
Serviço
Evento: Seminário sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná e lançamento do Estudo da Prática Regulatória, Vantagens Competitivas e Oferta e Demanda de Carga entre os Países Signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná
Data e horário: 18/09/2018, das 9h às 12h
Local: Auditorio da ANTAQ – SEPN 514 – Edifício ANTAQ – Brasília – DF