Práticos Argentinos completam - Curso de Atualização para Práticos (ATPR),

17:54

Após a troca de experiência com os amigos angolanos e mexicanos, foi a vez de os colegas argentinos participarem do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), organizado pelo Conapra para todos os Práticos Brasileiros por delegação da Autoridade Marítima.


Claudio Domingo Tubio, presidente da Cámara de Actividades de Practicaje y Pilotaje de la República Argentina (CAPP), e Claudio Nahuel Venturini integraram a turma 08/2018 do ATPR.

Obrigatório a cada cinco anos no Brasil e com certificação da Marinha, o curso tem sua excelência reconhecida mundialmente para superar os desafios da Praticagem e manter o ótimo nível de segurança da navegação. Por isso, vem atraindo cada vez mais o interesse desde a sua apresentação no Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires, pelo Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima.

Um protocolo com a CAPP foi assinado, nesta quinta-feira (6/9), pelo Diretor Financeiro, Prático João Bosco, e prevê a participação no ATPR de dois práticos argentinos por semestre, até 31 de dezembro de 2019, data prevista para o final do terceiro ciclo de atualização.

Entre 2011 e 2014, cinco angolanos cursaram o ATPR. Em julho, foram dois mexicanos, por meio de acordo cooperação técnica semelhante.

– Este acordo é mais uma das ações de aproximação e união das praticagens latino-americanas, com o objetivo de consolidar e valorizar o serviço de Praticagem como ferramenta de segurança da navegação em seus países – afirmou Bosco.

O presidente da CAPP destacou a importância da assinatura não só para a Argentina, mas para toda a América Latina, a partir da troca de conhecimentos e experiências que resultam em maior aprimoramento das praticagens:


– Conhecer e compartilhar nossos problemas e realidades ajudará a servir nossos países da maneira que a população exige, com todo o profissionalismo que empenhamos convencidos de que os práticos, sendo altamente qualificados no controle da segurança, têm o dever e a obrigação de preservar o patrimônio mais valioso, o meio ambiente.

Palavras do presidente da CAPP:

“La importancia de la firma del Protocolo de Cooperación con Conapra se enmarca em la importancia que representa para Argentina, pero también para el resto de America Latina el intercambio de conocimientos y fundamentalmente experiencias que redundaran en un enriquecimiento y mayor profesionalismo de nuestros practicajes. Conocernos y compartir nuestras realidades y problemas, creo, nos ayudará a poder servir a nuestros respectivos países de la forma que nuestras poblaciones requieren con profesionalismo en el cual invertimos convencidos que los prácticos como profesionales altamente calificados en el control de la seguridade tienen el deber y la obligacion para con la comunidad de preservar el patrimônio más valioso, la protección del medioambiente. Felicito el personal de Conapra por el compromisso en el camino para la consecución de tan preciado fin.”

Fonte: Praticagem do Brasil




You Might Also Like

0 comentários