Diretoria de Portos e Costas recebe visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional

19:36


A Diretoria de Portos e Costas (DPC) recebeu, no dia 19 de julho, a visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), o sul-coreano Kitack Lim. Durante o encontro, o DPC, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, realizou uma apresentação destacando a importância da Amazônia Azul e o papel da Autoridade Marítima. Na ocasião, também estiveram presentes o Representante Permanente do Brasil junto a IMO (RPB-IMO), Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, além dos assessores e superintendentes da DPC


Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim, e o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha
Em sua passagem pelo Rio de Janeiro-RJ, o Secretário-Geral da IMO visitou, ainda, outras organizações militares da área do 1º Distrito Naval. No Gabinete do Comandante da Marinha, foi condecorado pelo Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira com a Medalha “Almirante Tamandaré”, em encontro que reuniu diversos membros do Almirantado.
No dia 20 de julho, o executivo participou da abertura do Simpósio sobre Segurança Marítima no Século XXI, na Escola de Guerra Naval. Segundo o Secretário-Geral, o Brasil é um dos mais importantes Estados-Membros da IMO, composta por 174 países, e contribui significativamente para as decisões políticas definidas pela Organização.
A IMO
Em março deste ano, a comunidade marítima mundial celebrou o 70º aniversário da Convenção que instituiu a IMO, que é a agência especializada da Organização das Nações Unidas responsável por implementar a regulamentação adequada para garantir um transporte marítimo seguro, protegido e eficiente sobre oceanos cada vez mais limpos.
O Brasil integra o Conselho da IMO desde 1967 e, junto à organização, mantém uma representação permanente atuante, a RPB-IMO, sediada em Londres, Inglaterra. A estrutura governamental brasileira conta, ainda, com uma Comissão Coordenadora dos Assuntos da IMO, a CCA-IMO, que, por sua vez, é apoiada técnica e administrativamente pela Secretaria Executiva da Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional, a SEC-IMO, sediada na DPC.

Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários