16:25


O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), da Marinha do Brasil, entregou, na sexta-feira (9/8), mais uma sala de instrução em parceria com a Praticagem do Brasil.

O espaço, no Rio de Janeiro, abriga o Simulador GMDSS – Sistema Global de Socorro e Segurança.
Marítima que reúne diversos recursos de telecomunicações para o atendimento da salvaguarda da vida humana no mar.

Em processo de modernização, o GMDSS foi implantado para alertar, no menor tempo possível, autoridades em terra e navios próximos sobre emergências de socorro marítimo. Todos os navios de carga com 300 ou mais de arqueação bruta, além das embarcações de passageiros em viagens internacionais, devem possuir os equipamentos do GMDSS.

A Praticagem também é parceira da Autoridade Marítima nas atividades de busca e salvamento, empregando lanchas nessas ações sempre que solicitada.

O evento de inauguração contou com a presença do Comandante do Ciaga, Almirante Viamonte; do Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Gustavo Henrique Alves Martins; do Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima; e de Práticos que completaram mais um ciclo do Curso de Atualização Para Práticos (ATPR) no Ciaga.

No Centro de Instrução, funciona a Escola de Oficiais de Marinha Mercante (EFOMM), referência na formação de Oficiais em Náutica e Máquinas, no Brasil e no exterior. Além de contribuir com a melhoria das instalações de ensino no local, a Praticagem apoia projetos de alunos de incentivo ao esporte e à mentalidade marítima.

Fonte: Conapra

You Might Also Like

0 comentários