Project Image 1
O Brasil é um país marítimo por natureza. São aproximadamente 8.500 km de faixa litorânea e uma área oceânica de cerca 5,7 milhões de km². Essas características, aliadas à posição geográfica, conferem ao país destaque geopolítico e estratégico. Para o Brasil, o uso sustentável dos oceanos por meio de atividades econômicas marítimas não é apenas uma possibilidade, mas uma oportunidade. A formação (e o posterior desenvolvimento) de um cluster marítimo brasileiro surge como viés ideal para a exploração das vantagens dessa oportunidade de forma a alavancar o desenvolvimento econômico nacional.

Conceito

O conceito de cluster representa uma moderna abordagem das economias urbanas, regionais e nacionais, e aponta para a necessidade da formulação de políticas econômicas, incentivos e estratégias de desenvolvimento por parte dos governos. O resultado é o aumento da produtividade, do emprego e do consumo, além do incremento do próprio setor assim organizado.

Formação

Project Image 1
Formar um cluster marítimo significa agrupar indústrias, empresas, instituições (governo, órgãos de classe, universidades), serviços e atividades ligadas à economia azul (economia do mar) para fomentar o desenvolvimento da área.
No contexto brasileiro, assim como ocorreu em diversos países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, a indústria da construção naval pode ser vista como a indústria-chave desse conjunto de atividades – principalmente porque seu produto significa insumos para várias atividades econômicas ligadas ao mar.

Clusterização Marítima

A clusterização marítima é elemento relevante para a mobilização entre os setores públicos e privados na consecução de objetivos estratégicos associados ao mar, propulsor da economia azul, os clusters são afetos à participação direta econômica de agentes produtores e reguladores, mas também, são mecanismos de manifestação de interesses múltiplos em benefício do desenvolvimento. Uma política associada ao cluster pode alcançar diretrizes que uma política setorial não alcança.

Camadas do Cluster

Project Image 1
1) Ambiente de áreas de negócios, agentes econômicos empresariais atraídos à aglomeração e formação de cadeias produtivas que dão dinâmica ao cluster.


2) Núcleo de governança político-estratégica– formado por órgãos da administração pública e responsável pelas políticas públicas, estratégias e planos;
Project Image 1
Project Image 1
3) Setores de atividades da economia do mar– áreas de atividades econômicas brasileiras que integram a economia azul;


4) Clusters regionais especializados– aglomerações de agentes econômicos em regiões geográficas que apresentem vantagens competitivas e comparativas;
Project Image 1

Rio de Janeiro

Project Image 1
Levando em consideração a carteira de negócios estabelecida pela Marinha do Brasil no Rio de Janeiro (principalmente pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos), a organização de um Cluster Tecnológico Naval de Defesa pode ser considerada como fato. Além deste, outros podem surgir e compor o cluster marítimo do Rio de Janeiro: offshore, turístico, petroquímico, de construção e reparação naval mercante.
Cada vez mais, o mar se impõe como elemento essencial no jogo econômico não apenas nacional, mas global. O Brasil e suas potencialidades são terreno fértil para o desenvolvimento de uma economia marítima moderna e promissora.


Fonte: Marinha do Brasil