Presidente do Conapra participa de reunião da CTLOG

11:05

O Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Ricardo Falcão, compareceu à 71ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O encontro ocorreu, no dia 19 de fevereiro, na sede do ministério, em Brasília. Uma das pautas debatidas foi o projeto de um corredor bioceânico ligando o Brasil e o Chile, passando por Paraguai e Argentina.

O tema foi apresentado pelo Ministro João Carlos Parkinson de Castro, Coordenador Nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com a apresentação, o projeto reduziria os custos de logística e transporte do comércio exterior entre o Centro-Oeste brasileiro e a Ásia. A distância de Campo Grande (MS) para Chile, Argentina e Paraguai cairia pela metade com a implantação de um corredor Atlântico-Pacífico. Além disso, haveria redução do tempo da viagem marítima para Shanghai e de custos portuários, com uma rota a partir de Antofagasta em vez do porto de Santos.

Para Falcão, entretanto, há questões que precisam ser mais bem esclarecidas, como o desafio de se atravessar a Cordilheira dos Andes e o impacto que a ligação poderia causar a produtores de trigo brasileiros que abastecem o mercado interno, já que a entrada de novos players com vantagem logística seria facilitada.

No que diz respeito aos valores praticados de Praticagem, segundo Falcão, não há grandes distorções entre Chile e Brasil (Santos), levando-se em conta que no primeiro os serviços de lancha e operacionais são cobrados à parte e que a navegação até a atracação é bem mais curta do que no porto brasileiro, onde o risco é maior.

Durante a reunião, houve ainda apresentações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da empresa pública Valec e da própria CTLOG.

Fonte: CONAPRA

You Might Also Like

0 comentários