Infectologista orienta práticos no embarque e desembarque

10:26



O médico infectologista Ricardo Hayden deu dicas aos práticos de São Paulo sobre como evitar a contaminação pelo coronavírus e como desinfectar equipamentos e roupas usados a bordo:

- Desinfeção dos equipamentos: “Equipamentos como mochila, capacete e botas podem ser tratados com álcool 70%, que é excelente para limpar essas superfícies. Roupas, quando não entrarem em contato com suspeitos de Covid-19, podem ser deixadas no sol (desde que não tenham superfície plástica), que elimina (o vírus) em três ou quatro horas”.

- Como retirar EPIs em casos de navios com casos suspeitos ou confirmados: “É preciso desparamentar com muito cuidado, é um momento crítico. Se não houver um espaço especial para isso, deve-se retirar o macacão em um lugar amplo, com ar ambiente circulando. O ideal é ter um lugar no desembarque para tomar um banho completo e colocar uma roupa limpa com nova máscara para entrar no carro. Uma adaptação cabível é fazer a desparamentação na lancha ou no cais, numa condição em que os outros ocupantes da lancha não estejam na linha do vento do material que se está retirando”.

- Dicas para a hora do banho, no caso de contato com casos suspeitos ou confirmados:  “Primeiro, deve-se abrir o chuveiro com pouca água, olhos e bocas fechados, e deixar escorrê-la bem, contando até 50. Depois, lave com a pressão normal, limpando bem os orifícios (nariz e ouvido) e dando uma segunda demão de sabão”.

- Uso de uma segunda máscara: “Uma segunda máscara muda as características de filtragem de ar e mais atrapalha do que ajuda”.

- Usar álcool gel no pescoço e no colo, geralmente lugares desprotegidos, também é uma sugestão do infectologista.

- Ricardo Hayden explicou ainda o mecanismo do vírus e por que a expansão tem sido maior no Brasil. Além disso, alertou para outras situações, como o risco que representa o elevador.

Assista à videoconferência: https://youtu.be/BSM7EAxIuC8

Fonte: Conselho Nacional de Praticagem - CONAPRA

You Might Also Like

0 comentários