A Hierarquia da Marinha Mercante

14:40

As Escolas responsáveis pela formação de pessoal da Marinha Mercante funcionam nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro, e Almirante Braz de Aguiar, em Belém.
Esses estabelecimentos pertencem à Marinha do Brasil, assim como as Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agências, que ministram o Ensino Profissional Marítimo, capacitando profissionais para exercerem atividades a bordo de embarcação marítimas e fluviais.
HIERARQUIA DOS OFICIAIS DE CONVÉS:
- Capitão de Longo Curso
- Capitão de Cabotagem
- 1º Oficial de Náutica
- 2° Oficial de Náutica 

 HIERARQUIA DOS OFICIAIS DE MÁQUINAS:
- Oficial Superior de Máquinas
- 1° Oficial de Máquinas
- 2° Oficial de Máquinas

Praticagem de São Paulo: estimulando o turismo da região com a vinda de mais navios de passageiros

21:18

“Pretendemos, com essa ação, contribuir para atrair mais navios de cruzeiro para os portos de Santos e São Sebastião, estimulando o turismo na região”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues.


Com o objetivo de incentivar o turismo nas regiões de Santos, São Sebastião e Ilha Bela, a CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) e a Praticagem de São Paulo assinaram nesta quinta-feira (08/12), acordo inédito que prevê uma tabela específica para a remuneração dos serviços de Praticagem para navios de passageiros, com descontos progressivos. Resultado de dois anos de negociação, a nova tabela terá vigência inicial de cinco temporadas. O preço passa a ser calculado com base no número de escalas da empresa de cruzeiros: quanto maior for o número de escalas em Santos e São Sebastião, maior será o desconto.

Até agora, os serviços de Praticagem no estado de São Paulo eram remunerados de acordo com tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). O novo acordo proporciona uma redução de 26% nos preços da temporada 2016/2017. É a primeira vez, no Brasil, que a CLIA BRASIL e a Praticagem assinam proposta específica para navios de passageiros. 

TEMPORADA 2016/2017


A temporada de Cruzeiros Marítimos 2016/2017 teve início no dia 21 de novembro e contará com sete navios no litoral do País até 18 de abril de 2017.
As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil (Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, e Fortaleza), e por outros 13 locais em países da América do Sul: Argentina (Buenos Aires, Ushuaia, e Puerto Madryn); Chile (Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaiso, Chilean Fjords, e Estreito de Magalhães); Uruguai (Montevidéu e Punta del Este); e Port Stanley (nas Ilhas Malvinas), oferecendo sempre atrações inesquecíveis a bordo e o máximo de conforto, além das escalas nessas lindas cidades.
Os roteiros terão duração mínima de três noites e máxima de vinte noites. A expectativa da CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem 108 roteiros de viagens.
PRATICAGEM
A Praticagem de São Paulo é responsável pelas manobras dos navios que entram e saem dos portos de Santos e São Sebastião. Trabalha sem interrupção, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Com o objetivo de garantir agilidade do tráfego com o máximo de segurança e para ampliar os limites impostos pelas condições geográficas do porto, realiza altos investimentos em treinamento e tecnologia. Só o Centro de Comunicações, Coordenação e Operação de Tráfego (C3OT) já consumiu mais de R$ 10 milhões, incluindo o sistema ReDraft, calado em tempo real, desenvolvido especificamente para a Praticagem.
Além do C3OT, conta também com estaleiro próprio, 18 embarcações, e infraestrutura de apoio com mais de 100 funcionários.

CLIA BRASIL
Comemorando seu 40º aniversário em 2015, a Cruise Lines Internacional Association (CLIA), é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australasia. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros. Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.

PRATICAGEM DE SÃO PAULO ATINGE 100% EM PONTUALIDADE E EFICIÊNCIA, DIZ PESQUISA

09:50

A opinião é unânime: a Praticagem de São Paulo obteve 100% de satisfação na pontualidade e eficiência, conforme revela pesquisa realizada entre comandantes de navios que veem a Santos, Capitania dos Portos e pessoal de terra do porto (agências de navegação). Para 90,91% dos entrevistados, a empresa atende plenamente suas necessidades, enquanto 9,09 entendem que são atendidos em suas necessidades.


Claudio Paulino - presidente da Praticagem de São Paulo
Outro item importante medido é a confiabilidade e faltou muito pouco (0,14%) para atingir a unanimidade. Dos entrevistados, 94,04% entendem que a Praticagem atende plenamente suas necessidades e 5,42 que atende suas necessidades. “São marcas importantes e que dão a real dimensão do serviço prestado pela Praticagem nos portos de Santos e São Sebastião”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Claudio Paulino.
Para ele, é o resultado do esforço constante no aperfeiçoamento da atividade, com grandes investimentos em tecnologia e capacitação profissional. “O  Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) é um dos mais modernos do mundo e fornece informações em tempo real que conferem maior segurança e eficiência nas manobras e foi um investimento próprio, realizado sem qualquer participação do governo”.
Por outro lado, há um constante aprimoramento profissional e os práticos fazem treinamento em Port Revel em que situações de risco e novos desafios – como o aumento das dimensões e as novas tecnologias dos navios – são estudadas e vencidas na prática. “Isso significa que os práticos da região estão sempre adiantados no tempo, permitindo maior eficácia na medida em que estão sempre se preparando para as mudanças que o setor de navegação implementa”, disse Claudio Paulino.
O presidente da Praticagem avalia também os outros resultados da pesquisa. “De um modo geral, o índice de satisfação atinge quase 100% em todos os itens, com margem muito pequena de insatisfação”. Isso, em sua opinião, deve conduzir os esforços da Praticagem no sentido de manter os índices e melhorar os que podem ser melhorados.

PESQUISA – Essa pesquisa de satisfação é realizada anualmente e atende os requisitos de avaliação do Iso 9001, certificado pioneiro nas Américas obtido pela Praticagem de São Paulo. Durante os meses de maio e junho e um questionário é entregue aos comandantes de navios que operam no porto e às autoridades marítimas e portuárias, agentes marítimos e operadores portuários. Cerca de 200 comandantes de navios responderam a consulta deste ano.
Na avaliação geral dos serviços prestados, 84,94% dos entrevistados consideram que a Praticagem atendem plenamente suas necessidades, 13,9% atende suas necessidades, 1,02 atende parcialmente e 0,14 atende algumas de suas necessidades. Outro item pesquisado foi a eficácia no atendimento, compreendendo presteza, agilidade e eficiência nas consultas. Enquanto 76,32% são de opinião de que a Praticagem atende plenamente suas necessidades, 18,42% informam que atende as necessidades e 5,26% revelam que atende parcialmente.

Significado: Distintivo da Marinha

16:50

Coroa Naval
A Coroa Naval tem a seguinte descrição:
- Um diadema de ouro, ornamentado de pedrarias, com quatro popas de Galeão e quatro velas redondas, brancas, sendo visíveis apenas uma popa, duas velas e duas meias popas.
A Coroa Naval é usada para identificar todos os distintivos da Marinha

Distintivo da Marinha do Brasil
O Distintivo da MB tem a seguinte descrição:
- Uma âncora de ouro sobre campo circular azul, limitado por um cabo, em ouro, e encimado pela Coroa Naval. Na parte superior do campo, em letras de ouro, as palavras MARINHA DO BRASIL, dispostas em semicírculo na orla.

O distintivo da MB é usado em embarcações miúdas, publicações e papéis de expediente interno; louças e vidros de mesa; e em outros objetos de uso interno naMarinha

Dia 13 de Dezembro - Dia do Marinheiro - nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa

18:30

Dia do Marinheiro, que é celebrado em 13 de dezembro. A data marca o nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.
Nascido em Rio Grande (RS), em 13 de dezembro de 1807, Tamandaré foi figura destacada no Brasil durante o Império. Ingressou na Marinha no alvorecer da Pátria, ajudando a consolidar a Nação brasileira. Comandou um navio com apenas 18 anos. Foi diversas vezes herói e teve carreira exemplar. Faleceu em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. Tornou-se patrono da Marinha e, por iniciativa do Congresso, entrou para o Livro dos Heróis da Pátria. 
trecho final da Carta Testamento do Almirante Tamandaré

...." Exijo mais, que meu corpo seja conduzido em carrocinha de última classe,  enterrado em sepultura  rasa  até  poder ser exumado, e meus ossos colocados com os de meus pais, irmãos e parentes, no jazigo da família Marques Lisboa.
Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir a minha pátria  e prestar alguns serviços à humanidade,  peço que sobre  a pedra  que cobrir  minha  sepultura se escreva:
"Aqui jaz o velho marinheiro".  
Almirante Joaquim Marques Lisboa

Tradições Navais: Batidas do sino de bordo

19:48

O dia de trabalho do marinheiro, do homem do mar, é contado diferente do dia do homem de terra. 




Se fosse possível ao navio navegar somente de oito horas da manhã até às cinco da tarde - havendo parado uma hora para almoço - e parar e fundear (ancorar) ao final do dia, para então recomeçar tudo no dia seguinte, às oito horas, a jornada seria como a de terra. Mas  isso não  é  possível! O  navio  navega, muitas vezes, por  dias,  semanas  ou,  até  mesmo, por  meses seguidos. Por  esse  motivo, há séculos os marinheiros se ajustaram às necessidades do mar, cumprindo uma jornada de trabalho que permite o guarnecimento  permanente  do  navio. Assim, o dia  é dividido em quartos de serviço, cabendo à parcelas diferentes da tripulação a vigilância, em cada quarto, revezando-se  a  cada dois  quartos. No porto, os quartos são de 00 às 04h, de 04 às 08h, 08 às 12h, de 12 às 16h, de 16 às 20h e de 20 às 24h. Em viagem, no período compreendido entre 00 às 12h, os quartos têm o mesmo horário que no porto, porém, depois das 12 horas, os quartos têm a duração de 3 horas: 12 às 15h; 15 às 18h; 18 às  21h; e 21 às 24h. O quarto de 04 às 08h é batizado de Quarto D‘alva (a hora d’alva, do amanhecer)...........


No período compreendido entre os toques de alvorada e de silêncio, os intervalos dos quartos são marcados por batidas do sino de bordo, feitas ao fim de cada meia hora.
 1ª meia-hora do quarto:Uma batida singela
 2ª meia-hora do quarto:Uma batida dupla
 3ª meia-hora do quarto:Uma batida dupla e uma singela
 4ª meia-hora do quarto:Duas batidas duplas
 5ª meia-hora do quarto:Duas batidas duplas e uma singela
 6ª meia-hora do quarto:Três batidasduplas
 7ª meia-hora do quarto:Três batidas batidas duplas e uma singela
 8ª meia-hora do quarto:Quatro batidas duplas

6 de Novembro - Dia Nacional do Amigo da Marinha

16:42




A Medalha "Amigo da Marinha" foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

Criada em 1972 em Santos, destinou - se a congregar os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil. Atualmente existem mais de 55 Sociedades dos Amigos da Marinha por todo o Brasil e em Portuga A SOAMAR-BRASIL, fundada em 27/07/79 tem a missão estatutária de congregar as Sociedades Amigos da Marinha e Delegacia fundadas em todo território nacional. Em 2015 foi fundada a SOAMAR Brasil em Portugal, a primeira associação no exterior do Brasil.