43ª Regata DPC reúne velejadores na Baía de Guanabara

11:47

43ª Regata DPC ocorreu nas águas da Baía de Guanabara

Dezenas de velejadores reuniram-se na Baía de Guanabara, no dia 12 de novembro, para participar da 43ª Regata Diretoria de Portos e Costas. Conhecida no meio náutico como Regata DPC, a competição organizada pelo Iate Clube Icaraí, em Niterói (RJ), faz parte do calendário da Federação de Vela do estado do Rio de Janeiro e vale pontos para a Copa Interclubes, que reúne 17 Iate Clubes do estado.
 Participaram do evento mais de 160 competidores, divididos em 43 embarcações de Classes como Hpe25, Ranger 22, Velamar 22, LaserOptmistDingue, IRC, RGS, Catamarã, dentre outras. Melhor para o veleiro Hpe25 Take Ashauer, conduzido por Cássio Ashauer, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), o “fita azul” da prova, que na linguagem naval é conhecido como o primeiro a cruzar a linha de chegada.
 Além dos velejadores, a competição foi prestigiada por autoridades militares, representantes da comunidade marítima, da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e integrantes do movimento de escoteiros, que participaram do hasteamento da bandeira durante a cerimônia de abertura da prova. O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, aproveitou a oportunidade para concitar a todos os presentes a difundirem, juntamente com a Marinha do Brasil, as mentalidades marítima e de segurança da navegação, esta, um dever de todos os que interagem com o mar, rios e lagoas.
 A Regata DPC foi realizada pela primeira vez no ano de 1972, por iniciativa do Vice-Almirante Hilton Beirutti e do então Comodoro do Iate Clube de Icaraí, Alzir de Castro Faria.

Confira alguns resultados, por Classe, da 43ª Regata DPC:
 - Hpe25
1º Lugar: Barco Take Ashauer / Cassio Ashauer (ICRJ)
 - Ranger 22
1º Lugar: Barco Jacamim / Henrique Duarte (GVEN)
 - Velamar 22
1º Lugar: Barco Baruk / Plínio Cabral (PCSF)
 - Laser STD
1º Lugar: Barco Hilander / Luiz José Júnior (CNC)
 - RGS A
1º Lugar: Barco Manos Chopp/ Guilherme Winter (ICB)
 - IRC
1º Lugar: Barco Fregate / Colin Gomm (RYC)
 - Cruzeirão A
1º Lugar: Barco Suzy Dear / Adelmar Silva (ICRJ)
 - Multicasco
1º Lugar: Barco Aurora / Armando Faria (ICG)
Diretor de Portos e Costas reunido com os escoteiros durante cerimônia de abertura da Regata DPC

Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários