Segurança, capacitação, logística e infraestrutura são temas no 41º Encontro Nacional de Praticagem

20:50

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, acontece, em Belém (PA), o 41º Encontro Nacional de Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). 
Temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas.
Após as palavras iniciais do diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins, o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho fará a abertura do evento. Ele assumiu, em julho, o comando do 4º Distrito Naval, responsável pelas operações da Marinha e pela segurança da navegação na região dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Em seguida, o capitão de fragata João Bittencourt Cavalcanti vai falar sobre os desafios do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, do qual é diretor. A unidade teve a denominação alterada em setembro. Era o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, antigo Serviço de Sinalização Náutica do Norte, e cuida de atividades imprescindíveis à segurança como os processos de hidroceanografia, atualização cartográfica e auxílios à navegação.
Ainda no tema regional, o professor doutor Hito Braga de Moraes, da Universidade Federal do Pará, irá abordar o potencial marítimo do Pará na logística internacional considerando o canal do Panamá.
Já o professor doutor Eduardo Tannuri, da USP, contará um pouco sobre o compartilhamento da experiência dos práticos nos estudos de novas operações portuárias, simulados no laboratório Tanque de Provas Numérico da universidade, parceira do Conapra.
Entre os práticos, o diretor técnico do Conapra, Porthos Lima, vai falar sobre a execução do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), apresentado recentemente no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires.
O prático Matusalém Gonçalves Pimenta levará o assunto do seu livro “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, no qual analisa acidentes a partir da resolução A-960 da Organização Marítima Internacional (IMO).
Por fim, o prático Luiz Antônio Raymundo da Silva, também do Rio de Janeiro, encerra o encontro com o painel: “O fator humano na navegação em águas restritas”.
O 41º Encontro Nacional de Praticagem será realizado no centro de convenções do Hotel Grand Mercure, a partir das 9h do dia 28. No dia 29, o evento será interno, voltado apenas à praticagem.

You Might Also Like

0 comentários