Capitania dos Portos da Amazônia Oriental promove encerramento de curso do Ensino Profissional Marítimo

10:59

Encerramento de curso do Ensino Profissional Marítimo

No dia 30 de maio, ocorreu, a bordo da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a cerimônia de entrega de certificados referentes ao encerramento dos cursos para Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquinas. O evento contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Os cursos foram realizados em parceria com o Sindicato dos Contramestres, Marinheiros e Moços em Transportes Marítimos e Fluviais no Estado do Pará (Sincomam-PA) e o Sindicato dos Foguistas e Carvoeiros em Transportes Marítimos e Fluviais do Estado do Pará (Sindfogo), que cederam seus espaços para a realização das aulas, com a presença de instrutores da CPAOR.

Nessas aulas foram ministrados fundamentos gerais sobre embarcações, navegação, motores, comunicações, legislação, noções sobre técnicas de sobrevivência, meteorologia e primeiros socorros.
Foi abordado, ainda, o tema sobre a incidência de acidentes de navegação causados por abalroamento e a não observância das principais regras de manobra, por meio de palestra realizada pelo Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva.
Após mais de dois meses de curso, foram formados 60 novos aquaviários, que agora ingressam na carreira da Marinha Mercante, pertencentes à primeira graduação do grupo de fluviários, podendo chegar até Capitão Fluvial ou Supervisor Maquinista Motorista Fluvial.

Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários