Conapra apoia lançamento do mais completo glossário da Marinha Mercante

16:40



Na última quarta-feira (4/9), foi lançado, no Museu Naval, no Rio de Janeiro, o Glossário de Termos e Expressões da Marinha Mercante – Inglês/Português, de autoria do Capitão de Longo Curso Alberto Pereira de Aquino. Com duas mil páginas em três volumes, o material é resultado de um trabalho de 50 anos do Comandante e será de extrema utilidade a colegas marinheiros, estudantes, pesquisadores, tradutores e civis interessados pelo assunto.
O glossário reúne termos técnicos, expressões e siglas em inglês adotados na Marinha Mercante, muito úteis a bordo e nos trabalhos do autor como técnico e professor. Comandante Aquino foi segundo piloto, primeiro piloto e imediato em 12 navios da antiga Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), hoje Transpetro. Depois, prestou assessoria para grandes empresas do setor e passou a dar aulas, contribuindo, inclusive, na implantação do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), onde foi instrutor.

“Não é todo homem que tem a visão e o espírito público de reunir e compartilhar com a comunidade essa quantidade de termos técnicos em inglês de grande valia a quem estuda, pesquisa ou trabalha no setor”, escreveu, no prefácio, o Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Prático Gustavo Henrique Alves Martins.

Muito emocionado pela realização de um sonho, Comandante Aquino agradeceu o apoio do Conapra à publicação:

– Sem o Conapra, todo este acervo seria relegado a uma prateleira. Eu registrava tudo em fichas, depois passei para o computador na década de 90. Fui sempre acrescentando termos novos. Mas tudo isso ficaria inútil sem o desfecho desse trabalho.

Para o Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almirante Roberto, o autor deixa um legado para as próximas gerações:

– Ter referencial e locais de pesquisa é muito importante. O livro materializa em três volumes todo esse conhecimento que ele adquiriu nesse período. Foi um trabalho muito grande, digno de nossos aplausos e da nossa satisfação.

O Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Almirante Lima Filho, também prestigiou o evento e ressaltou que a comunidade marítima carecia de um documento que concentrasse todos os termos usados nas atividades marinheiras, em português e inglês:

– Não tínhamos uma obra dessa magnitude no Brasil. Foi uma iniciativa sensacional. A obra pode ser utilizada nas escolas de formação, nos navios e até por outras empresas ligadas às atividades marítimas.

Comandante do Ciaga, que abriga a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Almirante Viamonte lembrou que os dicionários técnicos existentes não são tão completos e que o novo glossário certamente será referência para os alunos:

– Na Marinha Mercante, todos os manuais são em inglês e existem dicionários técnicos para cada área. Já esse conteúdo reúne todos os termos do navio como um todo. É importante ter uma referência de fácil acesso.

O Diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Rogério Figueiró, destacou que “a aspiração que o Brasil tem de se tornar um país marítimo continua dependendo de trabalhos quase heroicos de poucos como Comandante Aquino e Comandante Alvaro (Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante)”:

– Geograficamente somos um país marítimo, mas, quando olhamos nossa Marinha Mercante, os navios brasileiros e a cultura marítima, ainda falta muito. Então, essa iniciativa tem uma importância tremenda. Que sirva para atrair outras coisas, que aumente o nosso conhecimento marítimo e a nossa tradição marítima, porque existe um espaço grande para ocupar e dizer que, de fato, temos uma Marinha Mercante e somos um país marítimo. Trabalhos como esse são mais um tijolinho para construir essa cultura no Brasil.

Citado por Figueiró, Comandante Alvaro agradeceu o suporte do Conapra a publicações desse tipo:

– O Conselho Nacional de Praticagem faz um trabalho muito importante em termos de cultura marinheira, auxiliando vários órgãos de Marinha Mercante na medida de sua capacidade de apoiar a edição de livros para o desenvolvimento da nossa cultura do mar.

Estiveram presentes ainda na solenidade familiares, amigos, oficiais da Marinha do Brasil e o Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio, Jose Antonio de Souza Batista.

O Glossário de Termos e Expressões da Marinha Mercante estará disponível para consulta em espaços como Biblioteca Nacional, DPC, Ciaga, Museu Naval, Tribunal Marítimo e Conapra.

Fonte: Conapra

You Might Also Like

0 comentários