Diretoria de Hidrografia e Navegação realiza cerimônia militar em comemoração ao Dia do Hidrógrafo

15:49

Foto oficial do Dia do Hidrógrafo
 
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) promoveu, no dia 27 de setembro, no Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA), a tradicional cerimônia militar alusiva ao Dia do Hidrógrafo. A data marca o nascimento do Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, Patrono da Hidrografia Brasileira e realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura em águas nacionais.
 
Como parte das celebrações, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Capela do CNPA. Na ocasião, 44 militares e civis foram reconhecidos com o título de Hidrógrafo Honorário, destinado a militares e civis não hidrógrafos que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da hidrografia brasileira. Foi concedido, ainda, o Prêmio Comandante Vital de Oliveira, a oito Oficiais, in memoriam, que concluíram em primeiro lugar o Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais. Após as homenagens, foram lançados a Carta Náutica nº 4.711 (Da Foz do Rio Madeira à Ilha do Capitari) e o Sistema de Carta de Correntes de Maré da Baía de Sepetiba.
 
Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, representando o Comandante da Marinha, a solenidade contou também com a presença dos ex-Ministros da Marinha, Almirantes de Esquadra Alfredo Karam e Mauro César Rodrigues Pereira; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Alvaro Luiz Pinto; do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; de ex-Diretores-Gerais de Navegação; e de ex-Diretores de Hidrografia e Navegação.

Fonte:Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários