Operação “Tropicalex/Copa-2014”

17:30


A Esquadra brasileira vai iniciar, no dia 19 de maio, a Operação “Tropicalex/Copa-2014”, visando aprimorar a defesa de estruturas estratégicas vitais para o Brasil, localizadas nos espaços marítimos da “Amazônia Azul”.
Durante a Operação, que tem término previsto para o dia 29, os navios e aeronaves da Esquadra atuarão em áreas marítimas desde a bacia petrolífera de Campos, no litoral do Espírito Santo, até Natal, no Rio Grande do Norte.
Durante esse período, serão executados diversos exercícios, como: navegação em baixa visibilidade e em canal varrido; trânsito com oposição de submarino; transferência de carga leve; transferência de óleo no mar sob ameaça aérea; tiro sobre alvo à deriva, alvo rebocado e drone; manobras táticas; desatracação sob ameaça assimétrica; e atividades de Patrulha Naval na Bacia Petrolífera de Campos.
Os seguintes meios participarão da Operação: as Fragatas “União”, “Niterói”, “Rademaker” e “Greenhalgh”; o Navio-Tanque “Marajó”; dois helicópteros UH-12/13; um helicóptero IH-6B; e dois aviões AF-1. Também está prevista a participação de um avião P-3AM e dois aviões A-1 da Força Aérea Brasileira.
Nos dias 24 e 25, os navios estarão abertos à visitação pública no porto de Vitória (ES), a partir das 14 h até o pôr do sol. No dia 26, suspenderão com destino à Bacia de Campos, onde realizarão atividade de Patrulha Naval.
Após esses intensos treinamentos, os navios e aeronaves serão desincorporados e irão navegar para os portos de Salvador (Fragata “Rademaker”) e Natal (Fragata “Niterói” e Fragata “União”), a fim de realizarem ações de patrulha e proteção, em cumprimento à Operação “Copa do Mundo 2014”.

fonte:http://www.marinha.mil.br/noticias

You Might Also Like

0 comentários