Tradições Navais: Agulha - Bússola - Cabo

11:57

Diz-se que na Marinha não há corda. Tudo é cabo. Cabos grossos e cabos finos, cabos fixos e cabos de laborar..., mas tudo é cabo.

Existem porém, duas exceções:
- a corda do sino e
- a dos relógios



O navio tem agulha, não bússola.
A origem é antiga. As primitivas peças imantadas, para governo do navio, eram, na realidade, agulhas de ferro, que flutuavam em azeite, acondicionadas em tubos, com uma secção de bambu. Chamavam-se calamitas. Como eram basicamente agulhas, os navegantes espanhóis consideravam linguagem marinheira, a denominação de agulhas, diferentemente de bússolas, palavra de origem italiana que se referia à caixa - "bosso" - que continha as peças orientadas.
De modo geral, o ingresso na Marinha do Brasil, por meio de seus diversos processos seletivos, visa a captação de profissionais de diferentes níveis para atender às necessidades de pessoal da Força, profissionais estes já habilitados ou formados em suas respectivas áreas (médicos, engenheiros, advogados, técnicos etc.), sendo realizados, após o ingresso, os cursos de formação militar-naval em questão (se para praças ou oficiais).
FONTE: https://www.marinha.mil.br

You Might Also Like

0 comentários