Praticagem de São Paulo: estimulando o turismo da região com a vinda de mais navios de passageiros

21:18

“Pretendemos, com essa ação, contribuir para atrair mais navios de cruzeiro para os portos de Santos e São Sebastião, estimulando o turismo na região”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues.


Com o objetivo de incentivar o turismo nas regiões de Santos, São Sebastião e Ilha Bela, a CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) e a Praticagem de São Paulo assinaram nesta quinta-feira (08/12), acordo inédito que prevê uma tabela específica para a remuneração dos serviços de Praticagem para navios de passageiros, com descontos progressivos. Resultado de dois anos de negociação, a nova tabela terá vigência inicial de cinco temporadas. O preço passa a ser calculado com base no número de escalas da empresa de cruzeiros: quanto maior for o número de escalas em Santos e São Sebastião, maior será o desconto.

Até agora, os serviços de Praticagem no estado de São Paulo eram remunerados de acordo com tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). O novo acordo proporciona uma redução de 26% nos preços da temporada 2016/2017. É a primeira vez, no Brasil, que a CLIA BRASIL e a Praticagem assinam proposta específica para navios de passageiros. 

TEMPORADA 2016/2017


A temporada de Cruzeiros Marítimos 2016/2017 teve início no dia 21 de novembro e contará com sete navios no litoral do País até 18 de abril de 2017.
As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil (Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, e Fortaleza), e por outros 13 locais em países da América do Sul: Argentina (Buenos Aires, Ushuaia, e Puerto Madryn); Chile (Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaiso, Chilean Fjords, e Estreito de Magalhães); Uruguai (Montevidéu e Punta del Este); e Port Stanley (nas Ilhas Malvinas), oferecendo sempre atrações inesquecíveis a bordo e o máximo de conforto, além das escalas nessas lindas cidades.
Os roteiros terão duração mínima de três noites e máxima de vinte noites. A expectativa da CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem 108 roteiros de viagens.
PRATICAGEM
A Praticagem de São Paulo é responsável pelas manobras dos navios que entram e saem dos portos de Santos e São Sebastião. Trabalha sem interrupção, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Com o objetivo de garantir agilidade do tráfego com o máximo de segurança e para ampliar os limites impostos pelas condições geográficas do porto, realiza altos investimentos em treinamento e tecnologia. Só o Centro de Comunicações, Coordenação e Operação de Tráfego (C3OT) já consumiu mais de R$ 10 milhões, incluindo o sistema ReDraft, calado em tempo real, desenvolvido especificamente para a Praticagem.
Além do C3OT, conta também com estaleiro próprio, 18 embarcações, e infraestrutura de apoio com mais de 100 funcionários.

CLIA BRASIL
Comemorando seu 40º aniversário em 2015, a Cruise Lines Internacional Association (CLIA), é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australasia. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros. Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.

You Might Also Like

0 comentários