Visita dos Navios da Marinha de Guerra do Brasil em Santos

14:52

Os navios: Fragata Constituição (F42), Fragata Independência (F44), Fragata Rademaker (F49), Corveta Barroso (V34) e Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G23). atracarão na próxima sexta-feira (17), no cais da Marinha em Santos
A visitação pública ocorrerá sábado (18) e domingo (20), das 14 h ao pôr do sol. O cais da Marinha fica na avenida perimetral s/n, próximo ao canal 4. A entrada é franca. Os navios da Esquadra Brasileira estão participando da Operação Aderex I, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos e foi programada a visita ao Porto de Santos para abastecimento, descanso da Tripulação e treinamentos com os navios atracados. Durante a Operação, serão realizados exercícios com submarinos e helicópteros, envolvendo trânsito com oposição de submarinos e de superfície e ação de presença nas Bacias de Campos e Santos, dentre outros. Contarão, ainda, com a participação de aviões AF-1 da Marinha do Brasil e P-3AM da Força Aérea Brasileira.

Informação das Embarcações:

A Fragata Constituição (F - 42) é uma fragata da Classe Niterói, da Marinha do Brasil.
Fruto do "Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes" da Marinha, concebido na década de 1970, que previa a construção de seis fragatas da Classe Niterói, foi a terceira a ser iniciada.
Construída nos estaleiros Vosper-Tornicroft Ltd., na Inglaterra, em 1974, o seu batimento de quilha ocorreu a 13 de março. Foi lançada ao mar a 15 de abril de 1976, e, a incorporada à armada em 31 de março de 1978.
A embarcação utiliza "Urso" como lema.
O navio esteve envolvido no resgate dos corpos e destroços do voo AF 447, junto com outras embarcações da Marinha Brasileira.


A Fragata Independência (F-44) é uma fragata da classe Niterói, da Marinha do Brasil.
Foi a quinta de sua classe a ser construída, a primeira no país, tendo sido incorporada à Armada em 3 de setembro de 1979.
Totalmente construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, seguiu o mesmo padrão do projeto original das demais de sua classe, das quais as quatro primeiras construídas







Fragata Rademaker (F-49) é uma fragata da Classe Greenhalgh, da Marinha do Brasil.
Esta é um dos quatro navios Classe fragatas Type 22 adquiridas da Marinha Real Britânica, aonde era designado como HMS Battleaxe.






A Corveta Barroso (V-34) é uma corveta da Classe de mesmo nome da Marinha do Brasil.
Cv Barroso (V-34) primeiro teste de máquinas em Baia da Guanabara - abril de 2008

O Navio Tanque Almirante Gastão Motta (G-23) é uma embarcação da Marinha do Brasil que exerce a função de navio tanque.
Primeira embarcação a ostentar esse nome na Armada Brasileira, a sua construção foi ordenada a 15 de dezembro de 1987, para substituir o NT Marajó (G-27) e o Navio de Apoio Logístico Almirante Gastão Motta (G29) (ex-NM Itatinga, do Lloyd Brasileiro), que teve a sua conversão para uso naval cancelada, sendo vendido em 1987.
Com projeto desenvolvido a partir de requisitos definidos pela Marinha, foi construído pelo estaleiro Ishikawajima do Brasil Estaleiros S/A (ISHIBRAS), no Rio de Janeiro, com elevado nível de nacionalização. Teve a sua quilha batida a 11 de dezembro de 1989, sendo lançado ao mar e batizado em 1 de junho de 1990. Após concluir as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 26 de novembro de 1991








You Might Also Like

0 comentários