Novo convênio entre a Praticagem e Unisanta trará maior segurança ao Porto e benefícios ao meio ambiente

16:16

 A Praticagem de São Paulo e a Universidade Santa Cecília assinaram novo convênio para utilização dos dados obtidos em tempo real pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego ( C3OT). Objetivo: aumentar ainda mais a segurança para o Porto, embarcações e comunidade de Santos e auxiliar a Defesa Civil e preservação do meio-ambiente.



Nilson P. Santos - Presidente da Praticagem de São Paulo

“Estou orgulhoso de participar desta parceria. O foco é a segurança do Porto, mas os estudos serão úteis para todos”, observou o presidente da Praticagem, Nilson Pereira dos Santos.


“Este convênio é fundamental para permitir equacionar ações e reações diante de agressões ao meio ambiente”, lembrou o Secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório. Ao resultar em maior precisão nas previsões de eventos da natureza (correntes, marés, ondas fortes etc), será possível tomar medidas mais assertivas diante de ocorrências como eventuais derramamentos de óleo, por exemplo.

Participará também dos estudos a empresa Argonáutica, que desenvolveu, em conjunto com a Praticagem, o software ReDraft (calado em tempo real). A reitora Sílvia Teixeira Penteado se referiu à consolidação de alianças qualificadas, como a que se concretizou com a assinatura do convênio, como um benefício para a comunidade. “A sociedade civil organizada está representada aqui”, afirmou.

A presidente Lúcia Teixeira lembrou que esses estudos datam de várias décadas, e o convênio assinado “vem na esteira de trabalhos inclusive internacionais, como as pesquisas do EcoManage, que envolveram estudiosos da Itália, Argentina, Holanda, Chile, Portugal e Brasil”.

Todos os dados oceanográficos de meteorológicos do C3OT da Praticagem de São Paulo estão à disposição da comunidade acadêmica e servem para embasar trabalhos e pesquisas fundamentais para o desenvolvimento do porto, para o meio-ambiente e para a própria comunidade. Convênios nesse sentido foram assinados com a Universidade São Paulo (USP) e Unimonte, além da Universidade Santa Cecília.

You Might Also Like

0 comentários