Praticagem de São Paulo assina contrato especial com ABAC e garante estabilidade nos preços das operações por 5 anos

16:29

A Praticagem de São Paulo e a Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) assinaram acordo para incentivar a navegação de cabotagem. Assim, valores, serviços e condições de praticagem irão vigorar por cinco anos sem reajustes e serão apenas corrigidos monetariamente. “Nesse momento em que o Governo está fomentando e atribuindo maior importância à navegação de cabotagem e enviou para o congresso o projeto da BR do Mar, e o próprio Senado apresentou um projeto liderado pela senadora Kátia Abreu, fazer esse acordo é uma forma de mostrar nosso apoio”, disse o presidente da Praticagem, Carlos Alberto de Souza Filho.

A Praticagem de Santos é a que atende o maior fluxo de navios de cabotagem no Brasil. Segundo Souza Filho, a empresa resolveu abrir mão de parte da receita, com descontos nas operações em cima dos preços que eram praticados antes. “Estamos dando a nossa contribuição em prol desse esforço nacional de fomentar a cabotagem, principalmente nesse momento de pandemia. Como é um acordo firmado por cinco anos, proporciona uma maior previsibilidade e segurança jurídica”. Há mais de 15 anos não havia acordo formal firmado entre a Praticagem de Santos e os armadores de cabotagem.

Empresas que assinaram o acordo
Aliança Navegação e Logística Ltda
Flumar Transp. de Químicos e Gases Ltda
Hidrovias do Brasil – Cabotagem Ltda
Grupo Log-In: Log-In Logística Intermodal S.A. ;Log-In Navegação Ltda. Log-In Marítima Cabotagem Ltda.
Mercosul-Line Navegação e Logística Ltda
Grupo Norsul:
• Companhia de Navegação Norsul
• NorsulCargo Navegação S.A.
• Norsulmax Navegação S.A. 

Praticagem de São Paulo


A Praticagem de São Paulo atua nos portos de Santos e São Sebastião, garantindo a segurança nas entradas e saídas dos navios. São 62 práticos que trabalham em escala, todos com conhecimento profundo da região.
53% das manobras são realizadas pelos práticos no período noturno e que a questão da segurança é sempre prioridade. “A probabilidade de acontecer um acidente por erro do prático em manobras no país é de 0,002%, similar aos Estados Unidos, segundo levantamento da Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Armadores (InternationalGroupof P&I Clubs, em inglês). Pertencemos ao primeiro mundo nessa questão”, afirmou o presidente da Praticagem.
A Praticagem do Estado de São Paulo tem uma estrutura moderna com todos os equipamentos de primeira linha e a média de 32 manobras diárias, mas como a estrutura é sempre montado para o pico e não pela média, conseguem atender até 80 manobras por dia, com toda segurança.

A ABAC

Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem visa a  expansão do transporte marítimo de cabotagem, bem como a integração com os países do Mercosul, buscando retomar uma posição de destaque no transporte transoceânico. Assim, apesar de seu nome indicar “cabotagem”, as empresas associadas também operam na navegação de longo curso.
O setor atua nos segmentos de contêineres, granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral.

|Fonte: Praticagem de São Paulo

You Might Also Like

0 comentários