PRATICAGEM DO RJ INSTALA MODERNO CENTRO DE SIMULAÇÕES

15:29

A Praticagem do Rio de Janeiro instalou, em anexo ao seu centro de controle operacional, um centro de simulações de manobras de alta tecnologia. São dois simuladores integrados e uma sala de controle e instrução capazes de simular com precisão manobras de navios sob a influência de condições ambientais específicas e em cenários desenvolvidos para todos os portos e terminais que compõem a Zona de Praticagem do Estado do Rio de Janeiro (ZP-15), além dos seus canais de acesso.


Um simulador é do tipo Full Mission. Com visualização do ambiente externo em 240 graus, ele alterna modelos de diversos tipos de navios, com controles para diferentes tipos de propulsão, inclusive azimutal.O outro simulador, integrado ao primeiro, é do tipo Part Task. Com visualização do ambiente externo em 90 graus, ele simula a ação de um rebocador portuário com propulsão azimutal, controlado a partir de uma poltrona com controles azimutais nos braços. Essa integração permite ao prático da manobra interagir com o comandante do rebocador durante a simulação.

Já a sala de controle pode gerar diferentes tipos de fainas de praticagem, em qualquer porto, terminal ou canal de acesso, assim como gerar outros navios para interação com o navio simulado e mais rebocadores, possibilitando simular manobras com o concurso de vários rebocadores.

– O centro de simulações será empregado no treinamento de nossos práticos, que poderão realizar qualquer manobra que já executam no mundo real, aprimorando sua expertise, inclusive em situações de emergência como perdas de máquinas e leme. Também permitirá uma familiarização rápida com novos navios que venham a operar na nossa ZP, como os porta-contêineres de 366 metros de comprimento, e com novos terminais, canais ou berços que sejam desenvolvidos – explica o presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Marcello Camarinha.


A praticagem está finalizando ainda um termo de cooperação técnica com o Laboratório Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência em simulações, congregando o conhecimento dos práticos ao da Academia.


You Might Also Like

0 comentários