O golfinho-rotador, a terceira espécie de golfinho mais abundante do mundo

04:00


Mais de 99,99% dos golfinhos encontrados em Fernando de Noronha pertencem à espécie golfinho-rotador, Stenella longirostris, da família Delphinidae.
Atualmente, são reconhecidas para a espécie Stenella longirostris, as seguintes subespécies Stenella longirostris longirostrisS. l. orientalisS. l. centroamericana e S. l. roseiventris. O golfinho-rotador que ocorre em Fernando de Noronha pertence à subespécie S. l. longirostris, conhecida como pantropical.
O golfinho-rotador é conhecido cientificamente como “Stenella” por ter o corpo alongado e “longirostris” por ter o focinho (rostro) longo. O nome popular de golfinho-rotador (“spinner dolphin”) é em função de seu comportamento de saltar fora d`água e realizar até sete rotações em torno do próprio eixo.
O rotador encontrado em Fernando de Noronha atinge 2 metros de comprimento, 75 kg de peso e apresenta um padrão tricolor: cinza escuro no dorso, cinza claro nos flancos e branco no ventre.

O golfinho-rotador, que é a terceira espécie de golfinho mais abundante do mundo, é uma espécie cosmopolita que vive em águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacífico e Índico. Nunca entra em rios e raramente é observado perto da costa continental.
Os rotadores podem buscar abrigo em águas calmas de enseadas em ilhas oceânicas, como ocorre em Kealakekua Bay, Havaí, e na Baía dos Golfinhos, Arquipélago de Fernando de Noronha. No Brasil, há registro da ocorrência dessa espécie desde o Arquipélago de São Pedro e São Paulo até o Rio Grande do Sul, e destaque no Arquipélago de Fernando de Noronha.

De acordo com nossa hipótese, os rotadores de Noronha vivem na Cadeia de Montanhas Submarina de Fernando de Noronha. Uma área com forma retangular entre Fernando de Noronha, Atol das Rocas e o Banco Sírius, localizado a 400 km a leste de Noronha.
Os golfinhos-rotadores deslocam-se por uma área de até 700 km, podendo atingir 150 km de distância em 24 horas. As velocidades médias dos rotadores em baías de descanso são de 5 km/h na entrada e 6 km/h na saída.  A velocidade média de cruzeiro dos grupos de rotadores é de cerca de 10 km/h e a velocidade máxima registrada é de 40 km/h.
Fonte: Projeto Golfinho Rotador Fernando de Noronha - http://www.golfinhorotador.org.br

You Might Also Like

0 comentários