O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

21:10

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) foi criado em 27 de setembro de 1993, através do Decreto Estadual nº 37.537. O PEMLS é o primeiro parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho.

O PEMLS tem sede e administração próprias, sendo subordinada ao Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 Em termos geográficos, o PEMLS pertence ao município de Santos e, conforme pode ser verificado na Carta Náutica nº 1711, está localizado a 164º e 16,8 milhas náuticas de seu ponto de referência náutica continental, o Farol da Ilha da Moela.







A Laje de Santos é o topo de uma montanha de granito, submersa na maior parte, localizada a 22 milhas náuticas da costa, aberto a visitação pública, desde de que cumpridas as devidas regras do PEMLS. Está na rota migratória das raias mantas gigante do litoral brasileiro, recebendo a visita sazonal desses gigantes marinhos nos meses de outono e inverno.

O Instituto Laje Viva visa à produção do conhecimento científico sobre as espécies da fauna marinha incidentes no litoral paulista, em especial aquelas que se encontrem ameaçadas de extinção, buscando na pesquisa de campo as informações que servirão para pautar suas atuações junto a todos os públicos, sempre tendo a preservação como objetivo final.

Os projetos de natureza científica e os artigos científicos internacionais já publicados podem ser consultados abaixo.

Além da produção científica, o Instituto Laje Viva tem produzido também belíssimos materiais destinados ao grande público. Aqui estão elencados os mais importantes já realizados e em andamento.

Fonte: http://www.lajeviva.org.br/


You Might Also Like

0 comentários