Oficiais mulheres das Forças Armadas brasileiras realizam curso de proteção de crianças em área de conflito

21:31

Participantes do treinamento realizado na Suécia
A Divisão de Doutrina, Avaliação e Treinamento do Departamento de Operações de Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (DPKO - ONU) conduziu, em parceria com o governo sueco, o curso militar para a proteção de crianças em áreas de conflito, na cidade de Kungsangen - Suécia, no período de 08 a 12 de outubro de 2018.
Participaram do treinamento, militares que atuam na proteção de crianças em diversas missões de paz da ONU, assim como, àqueles que se preparam para serem futuramente empregados nessas funções, além de representantes de centros de treinamento para missões de paz.
Representando o Brasil estavam presentes a Capitão de Corveta (T) Márcia, Oficial da Marinha do Brasil, na função de Military Gender and Child Protection Protection Focal Point do Quartel General da MINUSCA, missão da ONU na República Centro Africana; e a Tenente-Coronel Ivana, do Exército Brasileiro, que se prepara para ser empregada em uma missão de paz no próximo ano.
O curso apresentou a legislação internacional, bem como orientações da ONU voltadas para as responsabilidades dos militares que atuam em áreas de conflito na proteção das crianças. Também foi uma oportunidade para a troca de experiências entre os militares das diversas missões atuais, expondo as diferentes realidades enfrentadas em cada uma delas, proporcionando um incremento das capacidades individuais nas ações a serem tomadas e assessoramentos, mediante cenários complexos envolvendo graves violações.
Ao final de uma semana de intensos trabalhos, os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos a respeito da vulnerabilidade das crianças em áreas deflagradas por conflitos, tornando-se mais conscientes do papel dospeacekeepers, em proporcionar ações para sua defesa, prevenção de violações e um ambiente livre de ameaças ao seu desenvolvimento.

fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários