Base de Cananeia do Instituto Oceanográfico completa sete décadas de atividade

12:52

 

Há 70 anos, em 1951, no mesmo ano em que seria incorporado pela USP, o Instituto Oceanográfico (IO) inaugurou sua primeira base de pesquisa na cidade de Cananeia, litoral sul de São Paulo. O terreno foi escolhido pelo próprio fundador do instituto, o pesquisador russo Wladimir Besnard, e seu colega João de Paiva Carvalho.

A celebração da data foi marcada pela visita do reitor Vahan Agopyan às instalações de Cananeia, nos dias 28 e 29 de setembro, e pela cerimônia de descerramento da placa comemorativa, que contou com a presença do prefeito da cidade, Robson da Silva Leonel. Essa foi a primeira visita de um reitor da USP às instalações da base sul.

“Para a felicidade do Estado de São Paulo, nossos líderes do passado tiveram a visão de que nossa costa é enorme, com uma riqueza incalculável que deveria ser estudada. Eles acreditaram na necessidade de patrocinar e investir na pesquisa e, por causa deles, o Instituto Oceanográfico se tornou uma referência nacional e internacional. Nosso grande desafio, agora, é preservar o que foi construído e preparar o IO para que continue sendo uma referência no futuro”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

 O prefeito Robson da Silva Leonel fez questão de lembrar que conhece a Base desde a infância e costumava brincar em seus espaços. “Fico muito feliz de constatar que, após tantos anos, a Base continua sendo mantida com tanto cuidado. A cidade de Cananeia tem muito orgulho de ter uma instituição como a USP instalada aqui. Os resultados das pesquisas produzidas na Base não ficam restritas ao nosso Estado, ao nosso País, mas são levadas ao mundo, contribuindo para o conhecimento, que tem se mostrado cada vez mais necessário nos dias de hoje”, afirmou.

 Ainda limitada pelas restrições decorrentes da pandemia da covid-19, a visita teve a presença do procurador-geral e superintendente de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco, do chefe de Gabinete, Marcos Domingos Siqueira Tavares, e do chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica, Bernardo Luis Rodrigues de Andrade. Acompanharam o prefeito de Cananeia a supervisora de Ensino do Departamento de Educação, Ivani Rosalina dos Santos Topal, e a diretora do Departamento de Turismo, Evelise Teixeira Moaes.


Fonte: Prefeitura de Cananeia 


You Might Also Like

0 comentários