Diretoria de Hidrografia e Navegação comemora Dia do Hidrógrafo

10:51



A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) promoveu, no dia 28 de setembro, no Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA), em Niterói (RJ), a tradicional cerimônia militar do Dia do Hidrógrafo. A data marca o nascimento do Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, Patrono da Hidrografia Brasileira e realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura em águas nacionais.
Foto oficial da cerimônia militar do Dia do Hidrógrafo
Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a solenidade contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Alfredo Karam, dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Alvaro Luiz Pinto, de demais membros do Almirantado, incluindo o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, de ex-Diretores de Hidrografia e Navegação, de hidrógrafos honorários e de integrantes da comunidade científica e acadêmica, entre outras autoridades civis e militares.
Como parte das celebrações, foi realizada uma missa de ação de graças na capela do CNPA. Durante a cerimônia militar, foi entregue o Prêmio Mérito Hidrográfico, ao Suboficial-HN Espedito Araújo. Além disso, 24 militares e civis receberam o título de Hidrógrafo Honorário, destinado a não hidrógrafos que tenham se dedicado consideravelmente ou contribuído de forma marcante para o desenvolvimento da hidrografia brasileira. Foi concedido, ainda, o Prêmio Comandante Vital de Oliveira, a 38 oficiais que concluíram em primeiro lugar o Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais. Após as homenagens, foi lançada a Carta Náutica de Aracaju à Ponta de Itapuã, pelo Comandante da Marinha, junto com o Diretor-Geral de Navegação e o Diretor de Hidrografia e Navegação.
Outro destaque foi a inauguração do quadro “Navio Oceanográfico Almirante Saldanha em Sede Histórica da Hidrografia”, instalado no Espaço de Memória Histórica da DHN. Na pintura em óleo sobre tela, o consagrado artista carioca Carlos Kirovsky retratou dois elementos emblemáticos para a DHN: o Navio Oceanográfico “Almirante Saldanha”, incorporado à Diretoria em 1957 e a seu serviço até sua baixa, em 1990; e a antiga sede da Repartição Hidrográfica localizada na Ilha Fiscal entre 1914 e 1983, um dos mais belos monumentos do período Imperial no Rio de Janeiro.
O Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Marcos Sampaio Olsen, em sua Ordem do Dia, ressaltou a importância da hidrografia e da navegação, “fortemente inseridas no rol das atividades imprescindíveis para dar acomodação ao extraordinário incremento do volume do transporte de carga marítimo em território e áreas de interesse para o Estado brasileiro, cuja viabilidade demanda o uso eficiente do mar”.
As comemorações do Dia do Hidrógrafo na DHN tiveram início no dia 23 de setembro, com a XIV Gincana de Pintura do CNPA. A edição deste ano contou com a participação de cerca de 30 artistas plásticos, que retrataram em suas obras os aspectos históricos e tradicionais da arquitetura do Complexo Naval. Além das premiações destinadas ao primeiro, segundo e terceiro lugares, foram concedidos seis diplomas de Menção Honrosa. O evento foi coordenado pelo Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR).

Descerramento do quadro Navio Oceanográfico Almirante Saldanha em Sede Histórica da Hidrografia
Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários