43º Encontro Nacional de Praticagem

13:54



Na próxima quinta-feira (31/10), a cidade de Maceió receberá, pela segunda vez, o 43º Encontro Nacional de Praticagem, oportunidade em que Práticos de todo o Brasil trocam conhecimento em prol da segurança da navegação, inclusive com players relevantes para o desempenho da atividade, como representantes de universidades e da indústria marítima.

Estarão presentes o Vice-Almirante Roberto Gondim, Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil; o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo; o Prático Gustavo Martins, Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra); pesquisadores da USP; além de outras autoridades.

Ao longo do dia, serão realizadas dez palestras em temas como gestão de riscos de acidentes; inovações na Praticagem e no setor marítimo; soluções de conflitos jurídicos; e treinamento.

O movimento de cargas nos complexos portuários de Alagoas e Sergipe caiu consideravelmente nos últimos anos e este é um assunto que já vem recebendo atenção da Autoridade Marítima no que diz respeito à segurança do tráfego aquaviário, já que práticos precisam manobrar regularmente diferentes navios, a fim de manterem o exigido nível de experiência.                                                                                  

O prático é o profissional que sobe a bordo dos navios para assessorar o comandante em águas com peculiaridades que dificultam a livre e segura movimentação de embarcações, como ventos, correntes, marés, bancos de areia etc. Ele representa o Estado a bordo, contribuindo para a eficiência dos portos, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida no mar e a preservação do meio ambiente. No Brasil, segundo a Autoridade Marítima, o índice de acidentes é praticamente zero nas 21 Zonas de Praticagem obrigatórias.

O Encontro Nacional de Praticagem é promovido anualmente pelo Conapra e a 43ª edição ocorrerá no Jatiúca Hotel & Resort, das 8h30 às 18h. pelo Conapra anualmente, o Encontro Nacional de Praticagem promove uma troca de experiências entre Práticos brasileiros, mas também com players relevantes para o desempenho da atividade, sempre pensando na melhoria da qualidade do serviço em prol da segurança da navegação. 
Fonte: CONAPRA

You Might Also Like

0 comentários