Marinha participa da Sessão Solene de Entrega do Prêmio "Almirante Álvaro Alberto” para Ciência e Tecnologia Edição 2020

11:05


 Foi realizada, no dia 23 de setembro, a cerimônia anual de entrega do Prêmio "Almirante Álvaro Alberto”, como parte da Sessão Solene da Academia Brasileira de Ciências. Pela primeira vez em formato virtual, em virtude das medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, Facebook e YouTube, além dos perfis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

 
A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Astronauta Marcos Pontes. O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, compuseram a “mesa virtual”, com os Titulares das Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação do País, como o Presidente da ABC, Acadêmico Luiz Davidovich, Presidente do CNPq, Professor Evaldo Ferreira Vilela, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Conrado Wessel (FCW), Hélio Levisky, Presidente da FINEP, General Waldemar Barroso Magno Neto, e Presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto.


A premiação foi instituída em 1981, tendo sido alterada em 1986, quando passou a ser denominada “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia”, consistindo na mais prestigiosa honraria em ciência e tecnologia do País. Concedido pelo CNPq, FCW e Marinha, a vencedora de 2020 na categoria de “Ciências da Vida” foi a Professora Dra. Helena Bonciani Nader. Doutora em Biologia Molecular, Prof. Titular na Unifesp desde 1989, membro da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp) e Acadêmica da ABC, seus trabalhos envolvem glicoquímica e glicobiologia, estando voltados para o estudo da função desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular.
 
A Dra. Helena Nader também foi agraciada com o diploma e medalha do CNPq e MCTI; premiação em espécie concedida pela FCW; convite para conhecer o Programa Nuclear da Marinha, assim como para uma viagem ao Continente Antártico, oferecidos pela Marinha. Durante a cerimônia, foi exibido um filmete no qual a Dra. Helena Nader recebe o Farol, honraria tradicional da Força, que foi entregue pelo Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, Comandante do 8º Distrito Naval, representando no ato o Comandante da Marinha, durante ato protocolar na Sede do 8º Distrito Naval em São Paulo.
 
Como parte integrante do evento, também foram entregues os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimentos deste ano. Como de praxe, também foram empossados novos acadêmicos para as fileiras da Academia Brasileira de Ciências.
 
A cerimônia do Prêmio "Almirante Álvaro Alberto” edição 2020 contribuiu para o reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição à ciência e à tecnologia, sobretudo para estreitar os laços entre a Marinha e a Comunidade Científica, na busca de soluções para o avanço e a obtenção de tecnologias autóctones do País.

Fonte: Marinha do Brasil

 

 

You Might Also Like

0 comentários