Norte Export debate importância das hidrovias Especialistas estarão reunidos a partir do dia 28 deste mês para discutir características e soluções para demandas da região

10:05

 
As hidrovias dos rios Tapajós e Madeira respondem, sozinhas, por 50% da movimentação de navegação interior do País. Dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apontam que, em 2019, foram transportadas 40,3 milhões de toneladas em todas as hidrovias brasileiras. Pelo Tapajós, foram 10,9 milhões de toneladas (27% do total do País), e pelo Madeira, 9 milhões de toneladas (22,4%). 

No dia 11 de setembro último o Banco Mundial e o Ministério da Infraestrutura anunciaram estudos sobre potencialidade de uma PPP para as duas hidrovias. Como a importância das hidrovias como matriz de transporte para a região Norte é notória, esse modal será tema do segundo painel do Norte Export, previsto para os dias 28 e 29 de setembro, no Sebrae de Macapá (AP). O painel “A importância da hidrovia como matriz de transporte da região Norte”  acontecerá a partir das 11h do dia 29 de setembro. Todos os debates dos fóruns regionais do Brasil Export serão 100% online e gratuitos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.forumbrasilexport.com.br.

O Brasil Export é o maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País. Após realizar mais de cem encontros virtuais, os debates agora ganham um caráter diferente, híbrido, reunindo quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.

A abertura do Norte Export ocorrerá no dia 28 de setembro, segunda-feira. O programa inclui visita técnica de patrocinadores e autoridades ao porto de Santana pela manhã. À tarde estão previstas palestras de convidados, dirigentes e patrocinadores do Brasil Export, além de painel tecnológico, finalizando com a solenidade de abertura, que ocorre à noite. 

Painéis

Antes do debate sobre a relevância da hidrovia, será realizado o painel sobre o escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco-Norte. A programação inclui outros dois debates: as necessidades e demandas dos terminais da região e a mudança econômica gerada a partir da exploração da indústria de óleo e gás. 

Cada painel terá apresentação e moderação de conselheiros do Brasil Export. Os expositores envolvem desde entidades patrocinadoras, órgãos de classe e também autoridades públicas para debater o tema proposto.


Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Fonte: Brasil Export

You Might Also Like

0 comentários