ONU declara Década da Oceanografia em 2021-2030

19:56

Navio de pesquisa Lance cruza o mar ártico da Noruega, em 2015. Foto: ONU/Rick Bajornas
Navio de pesquisa Lance cruza o mar ártico da Noruega,
em 2015. Foto: ONU/Rick Bajornas
As Nações Unidas declararam neste mês a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, período que será observado a partir de 2021 e até 2030. Iniciativa visa ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras. Atividades do decênio serão lideradas pela UNESCO.
As Nações Unidas declararam neste mês (6) a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, período que será observado a partir de 2021 e até 2030. Iniciativa visa ampliar a cooperação internacional em pesquisa para promover a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras. As atividades do decênio serão lideradas pela UNESCO.
Lembrando que os oceanos são “os reguladores mais poderosos do clima”, a diretora-geral da agência da ONU, Audrey Azoulay, ressaltou que ainda existem persistentes lacunas de conhecimento sobre os mares. “O oceano é uma nova fronteira. Ele cobre 71% do planeta e (no entanto) nós exploramos e conhecemos menos de 5% dele.”
Segundo estimativas da Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC) da UNESCO, o gasto nacional médio com pesquisas oceanográficas varia de 0,04 a 4% do total investido em pesquisa e desenvolvimento.
Cerca de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade costeira e marinha para suas necessidades básicas. Os mares também são responsáveis por absorver aproximadamente um terço do gás carbônico produzido por humanos. Porém, cientistas ainda não conseguiram avaliar consistentemente os efeitos cumulativos das atividades do homem sobre os oceanos, como as consequências da poluição, do aquecimento e da acidificação.
A pesquisa oceanográfica pode ser bastante custosa, pois mobiliza navios, embarcações, robôs usados debaixo d’água e veículos controlados remotamente, além de trabalhar com a produção de imagens via satélite.
“Uma das prioridades da Década será fortalecer e diversificar as fontes de financiamento, particularmente para os países insulares em desenvolvimento e para os países menos desenvolvidos”, explicou Audrey, que acrescentou que o período servirá também para ampliar parcerias em prol da transferência de tecnologia.
Fonte: https://nacoesunidas.org

You Might Also Like

0 comentários