Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior será o novo Comandante da Marinha

15:35





Foi realizada hoje, dia 9 de janeiro, em Brasília, a cerimônia de passagem do Comando da Marinha do Brasil (MB). O atual Comandante da MB, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, transmitirá o cargo ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior. O evento terá início às 10h30, no Clube Naval de Brasília, e contará com a participação de diversas autoridades.

Natural de Ribeirão Preto, em São Paulo, o Almirante de Esquadra Ilques nasceu em 29 de maio de 1954. O novo Comandante da Marinha ingressou na Escola Naval em 1973 e foi declarado Guarda-Marinha em 1976. Ele chegou ao posto de Contra-Almirante em março de 2007 e alcançou o de Almirante de Esquadra em novembro de 2014.

O Almirante Ilques, em seus 46 anos de carreira, realizou inúmeros cursos, como o de Comando e Estado-Maior, o Superior de Guerra Naval e o de Política e Estratégia Marítimas, na Escola de Guerra Naval, além do Regular de Estado Mayor da Academia de Guerra Naval, na Armada do Chile, e de Altos Estudos de Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra. Também recebeu diversas condecorações e desempenhou importantes funções de Comando e Direção, das quais destacam-se:

- Comandante do Aviso de Apoio Costeiro “Almirante Hess”;
- Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Tritão”;
- Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada;
- Comandante do Navio-Escola “Brasil”;
- Comandante do Controle Naval do Tráfego Marítimo;
- Comandante do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão”;
- Comandante da 2ª Divisão da Esquadra;
- Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha;
- Diretor de Portos e Costas;
- Comandante do 1º Distrito Naval;
- Comandante em Chefe da Esquadra;
- Diretor-Geral do Pessoal da Marinha; e
- Chefe do Estado-Maior da Armada.
O último cargo ocupado pelo Almirante Ilques foi o de Chefe do Estado-Maior da Armada, Órgão de Direção Geral da Marinha que tem o propósito de assessorar o Comandante da Marinha na direção do Comando da Força e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional.


Fonte:
Departamento de Imprensa

Centro de Comunicação Social da Marinha
...................................................................................................................................................................

No dia 21 de novembro a notícia do anúncio dos novos comandantes das Forças Armadas do Brasil, no governo do presidente Jair Bolsonaro, foi destaque em âmbito nacional. Na ocasião, o general de Exército Fernando Azevedo e Silva, que assumirá o Ministério da Defesa, confirmou os nomes dos próximos comandantes do Exército, Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB).




You Might Also Like

0 comentários